O ministro João Roma, da Cidadania, confirmou o valor de R$ 300 por mês do Auxílio Brasil– programa social criado para substituir o Bolsa Família a partir de novembro deste ano. Segundo Roma, ao menos 17 milhões de brasileiros vão receber o benefício.
Vale lembrar que o novo benefício do governo supera o atual Bolsa Família tanto em número de beneficiários, quanto no valor médio pago por mês, isso tento em vista que o valor médio do programa Bolsa Família fica em R$ 190.
Ao comentar sobre o programa, João Roma destacou ser necessário muito cuidado e zelo na responsabilidade no quesito fiscal. E mais, o ministro ainda caracterizou o auxílio Brasil como uma evolução dos programas de renda no governo federal.
As fontes de recurso do programa seriam a PEC dos Precatórios e a Reforma do Imposto de Renda (IR). Vale destacar que por meio da PEC é pretendido a liberação de uma parcela de recursos dentro do teto para bancar o gasto maior.
Mesmo diante da notícia positiva a respeito do Auxílio Brasil, Roma destaca que a pandemia da Covid-19 está passando, mas os efeitos sociais causados pela doença não estão passando. Diante disso, o ministro ressalta ser natural que o estado dê essa resposta aos brasileiros.
Além de ajudar milhares de famílias carentes, o programa também deve estimular o ingresso no mercado de trabalho por meio do Sistema S, que inclui o Senac e o Sesc. Neste programa, segundo o ministro, eles estão viabilizando uma regra de permanência.
Vale destacar que o programa Bolsa Família foi criado no ano de 2003 para ajudar as famílias carentes do país.