in

Tempestade de areia deixa o céu do Brasil alaranjado e gera muita destruição; 7 pessoas estão desaparecidas

O fenômeno mundialmente conhecido como haboob é considerado raro no Brasil.

Claudia Gaigher/Twitter | Reprodução

Os moradores do estado de Mato Grosso do Sul ficaram assustados após uma grande tempestade de areia atingir a capital, Campo Grande, e outras cidades da região nesta sexta-feira (15). No início da tarde, o céu ficou alaranjado, antevendo o fenômeno que viria a atingir capital mato-grossense.

Publicidade

Indicadores instalados no aeroporto de Campo Grande indicaram rajadas de vento com cerca de 94 km/h. Com a tempestade de areia, a visibilidade foi reduzida a apenas 800 metros de profundidade. Além disso, a temperatura despencou de maneira drástica, marcando 33ºC antes e 18ºC após as chuvas e trovoadas.

Pessoas estão desaparecidas após tempestade de areia

Informações divulgadas pelo portal Campo Grande News indicam que a tempestade de areia trouxe prejuízos humanos, além dos materiais, incluindo danos às construções e redes elétricas, com diversos transformadores destruídos com explosões desencadeadas pelo fenômeno.

Publicidade

Publicidade

Durante a tempestade de areia, uma embarcação virou no Rio Paraguai, no trecho que atravessa a cidade de Corumbá, localizada a 446 quilômetros da capital. Cerca de 21 pessoas estavam na embarcação, sendo que sete ainda estão desaparecidos.

Publicidade

Fenômeno que atingiu MS é caracterizado como Haboob

O episódio constatado em Mato Grosso do Sul é denominado mundialmente como haboob, comumente constatado em regiões do sudoeste dos Estados Unidos, além de países asiáticos, como China e Mongólia. Trata-se de uma tempestade de poeira que se forma a partir de uma tempestade comum, em virtude dos fortes ventos. Costumam ter grandes proporções, com milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura.

Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com