Com menos de duas semanas de diferença entre uma e outra, nova tempestade de areia atingiu o interior de São Paulo. Na tarde desta quinta-feira (14) foram registradas grandes e novas nuvens de poeira nas cidades de Ribeirão Preto, Batatais, São Joaquim da Barra, Sertãozinho, Brodowski, Colômbia, Barretos, Pirassununga, Pitangueiras, Serrana e Jardinópolis.
Esse fenômeno foi provocado pelo tempo seco da região que é potencializado com a presença de queimadas. As nuvens de poeira foram observadas em várias partes do estado de São Paulo com diferentes níveis de intensidade.
Na cidade de Ribeirão Preto, uma das maiores do estado, a poeira criou uma espécie de “muro”, em Serrana o cenário foi diferente, com partículas dissipadas, mas que deixaram um tempo escuro e marrom.
Poderia ser o Saara. Mas é só Serrana City em mais um dia normal no meio da poeira. pic.twitter.com/kf5YA1Qa1u
— Mariana Sinastro 🌿 (@MSinastro) October 14, 2021
Internautas publicaram imagens nas redes sociais que mostram o cenário que foi causado pelas nuvens de poeira. Um deles, morador do município de Serrana, comparou o fenômeno climático com o deserto do Saara. “Poderia ser o Saara. Mas é só Serrana City em mais um dia normal no meio da poeira”, escreveu essa usuária.
@jornalhoje agora pouco aqui em batatais interior de São Paulo na região de Franca olha tempo poeira e chuva pic.twitter.com/DNj8NQqYyA
— Leiriane Coelho (@leiriane_coelho) October 14, 2021
Na cidade de Pirassununga alguns moradores registraram as nuvens de poeira chegando no município, porém não foi tão alta quanto aconteceu em municípios próximo, como por exemplo em Batatais, que teve nuvens de poeira e chuva.
https://twitter.com/EbenerRamos/status/1448694761578246145
Segundo o portal Climatempo, esse evento deve se tornar comum ao longo dos anos. As tempestades estão sendo formadas por conta do tempo seco no interior paulista, que está cada vez mais intenso.