in

Príncipe William critica postura de bilionários das corridas espaciais

O príncipe enfatiza que a Terra deve ser cuidada antes de buscarem novos planetas.

Dominic Lipinski/Pool via REUTERS

Nesta quinta-feira, 14, o príncipe William ganhou os holofotes ao fazer uma crítica aos bilionários que patrocinam a corrida espacial. Na concepção do príncipe, o foco principal deveria ser reparar a Terra e não procurar novos planetas.

Publicidade

A repercussão girou em torno de uma suposta indireta feita por William ao atual homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, seguido do empresário Elon Musk e a Richard Branson, todos patrocinadores e concorrentes às viagens particulares ao espaço sideral.

Após o pronunciamento de Elon Musk sobre as novas missões ao planeta vermelho (Marte), e ao recente voo espacial da empresa de Jeff Bezos, que contou com a presença do ator do filme Star Trek, William Shatner, o herdeiro do trono britânico se manifestou, demonstrando indignação sobre a conduta dos bilionários. “Precisamos das melhores mentes e dos melhores cérebros do mundo concentrados em tentar consertar este planeta, não tentando encontrar o próximo lugar para ir e viver”, pontuou William.

Publicidade

A família real britânica é reconhecida por discursos em defesa de causas ambientais, e teve o príncipe Charles, pai de William, durante décadas como porta-voz de ações desta natureza em tempos em que o assunto não era abordado. Desta forma, considerando a conduta de William como ativista ambiental, muitos consideram que suas raízes vieram do pai. “É realmente crucial focar neste planeta ao invés de desistir e ir para o espaço experimentar e pensar em soluções para o futuro”, completou o neto da rainha Elizabeth II.

Publicidade

O príncipe William concluiu o pronunciamento, reforçando a importância da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26) na Escócia, e criou o Prêmio Earthshot, cujo objetivo é incentivar a busca de soluções para os problemas do meio ambiente, recompensando os vencedores que se classificarem até a quinta colocação no ranking, com uma quantia de 1 milhão de libras na cerimônia no próximo domingo (17).

Publicidade
Publicidade