in

Mulher trans é enterrada com bigode, como homem; e atitude causa grande revolta: ‘Desrespeitada’

O velório e sepultamento da mulher trans acabou deixando muitas pessoas revoltadas.

Imagem ilustrativa / Reprodução: Metropax

Alana, uma travesti de 30 anos, morreu recentemente, após travar uma batalha contra uma doença que atacou seus pulmões. Ela ganhou apoio dos amigos, mas não resistiu. O enterro foi nesta última segunda-feira, dia 11, só que os amigos de Alana ficaram chocados quando viram a forma como estava sendo sepultada.

Publicidade

Com a repercussão, um movimento que atua em defesa da comunidade transexual em Aracaju, no Sergipe, saiu em defesa dela. É que os familiares decidiram sepultar a mulher trans como se fosse um homem, por isso vestiram um terno, gravata e até um bigode foi visto durante o velório.

O que ela mais me pedia, mesmo antes de falecer ou de chegar a ir ao hospital, era para que eu cuidasse para que ela fosse enterrada como ela é, e não foi o que aconteceu“, explicou uma mulher trans, amiga da falecida, alegando que ficou arrasada com o que viu.

Publicidade

Publicidade

Lana foi desrespeitada pela família, que colocou até um bigode nela e a enterrou de terno, indo contra a sua identidade de gênero“, disse Jéssica, amiga da falecida. Nas redes sociais, a vereadora Linda Brasil decidiu fazer uma postagem sobre o ocorrido e mostrou-se indignada também, alegando que ‘não é porque é da família que há legitimidade para praticar transfobia deliberadamente’.

Publicidade

A vereadora da cidade, Linda Brasil (PSOL), contou em seu perfil no Twitter que o caso ocorreu em Aracaju e que era preciso dar um basta neste tipo de atitude, não permitindo que os familiares venham a desrespeitar as mulheres trans.

Linda ainda ressaltou o quanto é importante contar com políticas públicas que ajudem no combate ao preconceito. A vereadora contou que já protocolou um projeto de lei de respeito ao nome social, valendo também para lápides, jazigos e todos os demais documentos que estão relacionados ao óbito de uma pessoa.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br