in

Nove estados autorizam aulas presenciais para todos os alunos; conheça a situação do seu filho

Governo do estado de São Paulo vai além e informa que aulas serão somente em formato presencial.

Foto: Tchélo Figueiredo/SECOM-MT

O governo de nove estados do país já autorizou o retorno de 100% dos alunos para aulas presenciais. Em outros 12 estados, as aulas continuam no sistema híbrido, ou seja, alguns alunos assistem presencialmente e outra parte, à distância. Em dois estados esse retorno é obrigatório para parte dos estudantes.

Publicidade

O retorno para aulas 100% presenciais já foram autorizadas no Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina. São Paulo vai além, o governo informou que a partir do dia 18 deste mês, todos os alunos serão obrigados a ir à escola da rede estadual, assim como Bahia e Mato Grosso.

No estado de Roraima as aulas presenciais só voltaram para alunos que estão cursando o último ano do Ensino Médio e para os que frequentam o Ensino de Jovens e Adultos. Já em Alagoas, essa regra se aplica para alunos do 5º e 9º anos, e alunos do 3º ano do ensino médio. Já em Piauí, essa implantação acontecerá em fases para a rede estadual a partir desta segunda-feira (18).

Publicidade

Situação de volta às aulas presenciais por Estado

No Amapá as aulas presenciais estão autorizadas desde agosto, mas cada escola determina suas regras. No Amazonas, as aulas já estão 100% presencial desde o fim de agosto. O estado da Bahia retomará as aulas 100% presenciais a partir da próxima segunda-feira (18).

Publicidade

As aulas presenciais no Ceará estão liberadas na rede estadual, com a maioria das unidades escolares priorizando atividades presenciais. No Espírito Santo as aulas já são presenciais desde segunda-feira (11). O estado do Maranhão já autorizou o retorno, porém, algumas escolas ainda não aderiram à modalidade.

Publicidade

No estado do Mato Grosso, somente alunos com comorbidades estão autorizados a assistir aulas remotamente. No Mato Grosso do Sul as aulas presenciais voltaram no início de outubro, assim como no Pará. No Paraná, as aulas 100% presenciais já foram autorizadas no final de setembro.

No Piauí terão três fases: dia 18 de outubro para alunos do 3º ano do Ensino Médio, dia 25 para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e dia 1º de novembro para os demais discentes. Em Roraima, as aulas voltam só para alunos do último ano do Ensino Médio e do EJa.

Em Santa Catarina as aulas são obrigatórias no formato presencial, exceto alunos que tenham fator de risco para a Covid-19. Em São Paulo, aulas 100% presenciais e obrigatórias a partir do próximo dia 18.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .