in

Menino indígena de 5 anos é achado morto após brincadeira; outro está desaparecido

Crianças indígenas moram próximo ao rio Parima, que fica em Alto Alegre, Roraima.

Foto: Chico Batata / Greenpeace

Uma criança indígena, de cinco anos, foi encontrada sem vida após ser levada em uma correnteza que fica no rio Parima, em região que fica em Roraima. O menino estava brincando em um maquinário que está sendo utilizado em um garimpo ilegal que está acontecendo na Terra Indígena Yanomami.

Publicidade

Outro menino, de oito anos, que estava com a vítima no momento do acidente, continua desaparecida. Essa denúncia foi realizada pelo Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana. As duas crianças são primas.

As lideranças indígenas da região disseram que os meninos “engataram em algum objeto”, e depois foram arremessados na água. Essa região está localizada no Alto Alegre, que fica no Norte do estado.

Publicidade

Segundo o presidente do Condisi-YY, os moradores da reserva indígena fizeram buscas ainda na terça-feira (12), porém conseguiram encontrar somente a criança de cinco anos sem vida. Por conta da dificuldade em encontrar o outro menino, o conselho solicitou ajuda para o Corpo de Bombeiros e para a Funai.

Publicidade

De acordo com informações dos bombeiros, uma equipe de mergulhadores está aguardando a liberação de um avião para os transportarem até o local, que é de difícil acesso. O portal de notícias do G1 entrou em contato com a Funai, mas não teve nenhuma resposta sobre o envio da aeronave.

Publicidade

As terras indígenas de Yanomami, é a maior reserva indígena do país que tem em torno de 10 milhões de hectares que ficam entre os estados de Roraima e Amazonas, pegando também uma parte da Venezuela. Vivem cerca de 27 mil indígenas na região, em mais de 360 comunidades.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .