in

Após sucesso de robô ‘Sophia’, empresa de robótica lançará 4 novos modelos

Novos avanços na inteligência artificial prometem fazer com que robôs amem seus donos.

SPUTNIK

A empresa de engenharia robótica Hanson Robotics, fundada em 2013 em Hong Kong, na China, responsável pela criação de Sophia, o primeiro robô dotado de inteligência artificial de alto nível, chamou atenção após um pronunciamento de que existem 4 outros modelos diferentes de Sophia. Devido à pandemia causada pela Covid-19, serão produzidos milhares de exemplares dotados da mesma inteligência artificial.

Publicidade

De acordo com David Hanson, CEO da empresa, os novos exemplares de robôs humanoides terão um impacto positivo para o bem-estar da população. “O mundo vai precisar cada vez mais de automação para manter as pessoas seguras”, afirmou Hanson.

Trata-se dos robôs mais avançados do mundo, que personificam o futuro da Inteligência Artificial (IA). Sophia é simultaneamente uma personagem de ficção científica criada pelo homem e um robô humanoide incrivelmente realista.

Publicidade

O projeto utilizou os traços faciais da atriz Audrey Hepburn, programada com gênio de simpatia e senso de humor, que apresenta trejeitos semelhantes aos dos humanos. Em 2018, Sophia aprendeu a andar e participou de diversas entrevistas.

Publicidade

Dentre elas contou com a presença do ator Will Smith, que tomou um fora’ de Sophia após uma investida amorosa. A capacidade de Sophia de rejeitar o ator é devido a câmeras de alta qualidade presentes em seus olhos, que combinado com um processador potente de linguagem natural, consegue compreender expressões faciais, gestos com as mãos e entender determinadas emoções.

Publicidade

Essas habilidades de Sophia são estudadas em pesquisas de aperfeiçoamento de IA’s como o projeto Loving AI, que possui o objetivo de demonstrar que é possivel robôs sentirem amor aos humanos através de conversas que se adaptam exclusivamente às necessidades de cada usuário.

Em 2017, durante o evento da Future Investment Initiative, feito em Riad (capital da Arábia Saudita), Sophia ganhou os holofotes mundiais ao receber sua cidadania saudita. Ela também recebeu o título de primeira cidadã robô do mundo e a primeira Embaixadora de Inovação robô do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Sophia já fez aparições em vários países, dentre eles o Brasil, em outubro de 2018, para o evento IT Forum Expo, na cidade de São Paulo.

Publicidade
Publicidade