Especialista faz alerta sobre os riscos de novo desafio que virou febre nas redes sociais

Alguns desafios que viralizam nas redes sociais podem trazer sérias consequências a saúde.

PUBLICIDADE

De tempos em tempos costumam surgir nas redes sociais desafios que viralizam. No entanto, alguns são perigosos e podem até colocar a vida de uma pessoa em risco. Alguns desses desafios já chegaram a causar sérios danos e até mesmo a morte de jovens que decidiram entrar na ‘brincadeira’.

PUBLICIDADE

Atualmente, o chamado dry scooping (colherada seca traduzido do inglês) acabou se tornando uma febre na rede social TikTok. No entanto, o desafio virou uma preocupação entre os pediatras. A expressão referente a brincadeira que tomou conta da web consiste no ato de ingerir uma ou mais doses de pó de shake proteico pré-treino sem diluir a substância.

Diversos vídeos foram compartilhados no TikTok mostrando pessoas fazendo isso. Muitos internautas tomam o pó seco pelo desafio e tem aqueles que afirmam ser um método que supostamente potencializa os efeitos do produto no organismo. Como de costume, esses desafios atraem muitas crianças e adolescentes. Com a grande repercussão, a AAP – Academy of Pediatrics, anunciou recentemente um estudo sobre o consumo do suplemente pré-treino.

Conforme os pesquisadores, suplementos como o whey protein e similares contém substâncias que não são recomendadas para os pequenos. “Os médicos podem ter dificuldade de identificar novas tendências que se dizem saudáveis, mas são perigosas para os jovens”, alertou Nelson Chow, que é um autor da pesquisa da Universidade de Princeton.

O profissional ainda fez um alerta importante sobre o dry scooping dizendo que acaba facilitando o consumo de doses acima do recomendado, além de inalação acidental do produto e engasgo. Isso pode ser algo extremamente danoso para aos adultos. Os problemas envolvendo a modinha que tomou conta da web causou problemas com uma usuária do TikTok.

PUBLICIDADE

Briatney Portillo, dançarina de 21 anos, afirmou em um vídeo compartilhado na rede que sofreu um ataque cardíaco em virtude do dry scooping. Ela falou sobre o assunto recentemente e o caso serve de alerta para evitar que esse problema ocorra com outas pessoas.