in

Covid em crianças: conheça 7 sintomas mais comuns, quais os impactos e gravidade da variante delta nos pequenos

Um estudo preliminar que foi feito no Reino Unido apontou os impactos da variante delta em crianças e adolescentes.

BBC

A Covid-19 fez milhares de vítimas fatais ao redor do mundo. Recentemente, o Brasil ultrapassou a triste marca de 600 mil mortes em virtude da pandemia do coronavírus. Com o avanço da vacinação nos últimos meses, o país tem visto o número de mortes diárias sofrer redução gradativamente. Contudo, a vacina contra a Covid ainda não é para todos os públicos.

Publicidade

O imunizante atualmente contempla a faixa etária de 12 anos para cima, ou seja, as crianças ainda não estão sendo vacinadas contra o vírus. Apesar de ser um público com menor risco de complicações pela doença, a maioria dos pais tem grande preocupação. Um estudo preliminar feito no Reino Unido apontou o impacto da variante delta nos pequenos.

Segundo o estudo, a variante delta causa mais sintomas em crianças e adolescentes, sendo comum a dor de cabeça e febre. Porém, vale ressaltar que essa cepa não foi a responsável por provocar quadros graves nesse público. A pesquisa concluiu que, tanto a variante delta quanto a alfa, tiveram uma curta duração de carga viral e sintomas semelhantes.

Publicidade

O estudo foi realizado pelo King’s College London, mesmo grupo de pesquisadores que concluíram no começo do ano que a variante alfa não havia provocado casos mais graves do coronavírus do que os causados pelo vírus original, aquele que foi detectado pela primeira vez em Wuhan, na China. Os dados novos foram divulgados na última quinta-feira, 7 de outubro.

Publicidade

Os estudiosos compararam dois grupos de adolescentes e crianças em idade escolar que testaram positivo para o vírus, sendo 604 infectados com a variante alfa e 706 com a delta. Os pequenos contaminados pela delta tiveram um pouco mais de sintomas. A febre e dor de cabeça foram os sintomas mais comuns entre os infectados. Veja abaixo quais são os sete sintomas que prevaleceram nos dois grupos, tanto os infectados com a variante delta, quanto com a alfa, conforme informação dos especialistas.

Publicidade
  1. Febre
  2. Dor de cabeça
  3. Espirros
  4. Perda de olfato
  5. Fadiga
  6. Corrimento nasal
  7. Dor de garganta

Entre os pequenos com faixa etária entre cinco a 11 anos, o sintoma mais relatado foi a dor na região dos olhos. Ainda conforme os pesquisadores, os sintomas tiveram a duração igual ou inferior a dois dias.

A pesquisa apontou que poucas crianças tiveram a necessidade de internação. “Nossos dados sugerem que as características clínicas da Covid-19 causada pela variante delta em crianças são amplamente semelhantes ao quadro provocado por outras variantes”, disse um dos estudiosos. Vale frisar a importância de manter os protocolos para evitar a contaminação, como o uso de máscaras e higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.