in

‘Dedos de covid’: especialistas explicam raro sintoma que atinge mão e pé; identificação e tratamento

Condição pode ser resultado de uma ação do sistema imunológico do indivíduo após a infecção.

SAPO Brasil

Um novo sintoma do coronavírus, chamado de ‘Dedos de Covid’, começou a ser compartilhado nas redes sociais e não demorou a gerar dúvidas entre os usuários. Agora, cientistas dizem ter descoberto ‘o porquê’ de algumas pessoas terem desenvolvido essas lesões parecidas com frieiras.

Publicidade

O ‘dedos de covid’ pode ser o resultado de uma ação do sistema imunológico, que, em alguns casos, pode acabar atacando o próprio corpo. Esses estudos foram publicados na revista Britsh Journal of Dermatology, e podem auxiliar no desenvolvimento de tratamentos e alívio dos sintomas.

O que são ‘dedos de covid’

Mais comum em crianças e adolescentes e, na maioria das vezes indolor, os ‘dedos de covid’ também pode causar dor extrema ou coceira caso chegue a apresentar erupção, bolhas e inchaço, sendo relatado inclusive que, no início de 2021, uma escocesa não conseguiu andar devido aos  ‘dedos de covid’.

Publicidade

Essa situação pode acontecer porque duas partes do sistema imunológico do indivíduo podem entrar em ação, envolvendo mecanismos que o corpo utiliza para fazer combate ao vírus da covid-19.

Publicidade

Publicidade

Sintomas

Os sintomas são coloração vermelha ou roxa na pele afetada, podendo evoluir para protuberâncias elevadas e dolorosas, ou ainda, ter áreas com pele áspera. Alguns casos apresentam pus. A pessoa pode ter esses sintomas por semanas.

Tratamentos

O médico Ivan Bristow disse que essas lesões desaparecem por conta própria na maioria dos casos, assim como as frieiras. Porém, algumas pessoas necessitam de algum tipo de tratamento à base de cremes ou outros remédios.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .