Um novo sintoma do coronavírus, chamado de ‘Dedos de Covid’, começou a ser compartilhado nas redes sociais e não demorou a gerar dúvidas entre os usuários. Agora, cientistas dizem ter descoberto ‘o porquê’ de algumas pessoas terem desenvolvido essas lesões parecidas com frieiras.
O ‘dedos de covid’ pode ser o resultado de uma ação do sistema imunológico, que, em alguns casos, pode acabar atacando o próprio corpo. Esses estudos foram publicados na revista Britsh Journal of Dermatology, e podem auxiliar no desenvolvimento de tratamentos e alívio dos sintomas.
O que são ‘dedos de covid’
Mais comum em crianças e adolescentes e, na maioria das vezes indolor, os ‘dedos de covid’ também pode causar dor extrema ou coceira caso chegue a apresentar erupção, bolhas e inchaço, sendo relatado inclusive que, no início de 2021, uma escocesa não conseguiu andar devido aos ‘dedos de covid’.
Essa situação pode acontecer porque duas partes do sistema imunológico do indivíduo podem entrar em ação, envolvendo mecanismos que o corpo utiliza para fazer combate ao vírus da covid-19.
Sintomas
Os sintomas são coloração vermelha ou roxa na pele afetada, podendo evoluir para protuberâncias elevadas e dolorosas, ou ainda, ter áreas com pele áspera. Alguns casos apresentam pus. A pessoa pode ter esses sintomas por semanas.
Tratamentos
O médico Ivan Bristow disse que essas lesões desaparecem por conta própria na maioria dos casos, assim como as frieiras. Porém, algumas pessoas necessitam de algum tipo de tratamento à base de cremes ou outros remédios.