in

Capital brasileira tem alerta para vírus mortal da família do Ebola; equipe de saúde se pronuncia

Prefeitura de capital brasileira reforça em documento que procedimento é de rotina.

Divulgação/Pleno News

O Brasil e o mundo seguem na luta contra a pandemia do coronavírus desde novembro de 2019, quando o primeiro caso foi confirmado na China. Em meio a essa luta que já dura quase dois anos, a prefeitura de uma capital brasileira emite alerta sobre o vírus da família do Ebola.

Publicidade

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, fez um alerta para os agentes de Saúde do município. Esse vírus é considerado raro no Brasil e é mortal para quem for contaminado por ele. Esse documento é reforçado pela pasta como uma rotina, e que não há nenhuma confirmação em terras brasileiras. Por precaução, o órgão pede que pacientes infectados pela doença fiquem isolados para que não haja surtos.

Segundo consta no documento, essa doença é causada pelo vírus de Marburg (MVD) e é altamente infecciosa e que pode provocar febre hemorrágica. Esse vírus é da mesma família do Ebola e tem predominância no continente africano.

Publicidade

Assim como o coronavírus, esse vírus também tem como hospedeiro o morcego. É uma virologia que é predominante em solo africano e a morte pode ser causada em até 7 dias, depois da pessoa se infectar. As pessoas que são contaminadas pelo vírus Marburg, tem entre os principais sintomas a apresentação de febre alta, mal-estar e enxaqueca, podendo evoluir para dores musculares, náuseas, vômitos e até a febre hemorrágica.

Publicidade

O que a OMS diz sobre o vírus Marburg

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus tem potencial de se espalhar por toda parte, sendo preciso detê-lo. Essa declaração foi dada pelo diretor regional da OMS na África, Dr. Mathsidiso Moeti, em recente entrevista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .