Capital brasileira tem alerta para vírus mortal da família do Ebola; equipe de saúde se pronuncia

Prefeitura de capital brasileira reforça em documento que procedimento é de rotina.

PUBLICIDADE

O Brasil e o mundo seguem na luta contra a pandemia do coronavírus desde novembro de 2019, quando o primeiro caso foi confirmado na China. Em meio a essa luta que já dura quase dois anos, a prefeitura de uma capital brasileira emite alerta sobre o vírus da família do Ebola.

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, fez um alerta para os agentes de Saúde do município. Esse vírus é considerado raro no Brasil e é mortal para quem for contaminado por ele. Esse documento é reforçado pela pasta como uma rotina, e que não há nenhuma confirmação em terras brasileiras. Por precaução, o órgão pede que pacientes infectados pela doença fiquem isolados para que não haja surtos.

Segundo consta no documento, essa doença é causada pelo vírus de Marburg (MVD) e é altamente infecciosa e que pode provocar febre hemorrágica. Esse vírus é da mesma família do Ebola e tem predominância no continente africano.

Assim como o coronavírus, esse vírus também tem como hospedeiro o morcego. É uma virologia que é predominante em solo africano e a morte pode ser causada em até 7 dias, depois da pessoa se infectar. As pessoas que são contaminadas pelo vírus Marburg, tem entre os principais sintomas a apresentação de febre alta, mal-estar e enxaqueca, podendo evoluir para dores musculares, náuseas, vômitos e até a febre hemorrágica.

O que a OMS diz sobre o vírus Marburg

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus tem potencial de se espalhar por toda parte, sendo preciso detê-lo. Essa declaração foi dada pelo diretor regional da OMS na África, Dr. Mathsidiso Moeti, em recente entrevista.

PUBLICIDADE