Especialista explica o que causou o apagão do Facebook e faz grave denúncia

Sem o Facebook, Instagram e WhatsApp, muitos internautas usaram o Twitter para reclamarem.

PUBLICIDADE

O apagão do Facebook continua sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, já que o Instagram e WhatsApp também ficaram indisponíveis por algumas horas. No Brasil, é grande o número de pessoas reclamando, principalmente quem utiliza as redes sociais para seus trabalhos.

PUBLICIDADE

Para Marcus Garcia, especialista em segurança digital, esse apagão foi resultado de ‘falha grave e humana, não do sistema’. A declaração foi dada pelo profissional nesta terça-feira (05), durante uma entrevista para a CNN.

O Facebook chegou a divulgar uma nota informando que o problema da plataforma foi por causa de uma falha de configuração na rede interna. E como o Instagram e o WhatsApp utilizam os mesmos datacenters, acabaram ficando indisponíveis também.

Mas para Marcus Garcia, a empresa não deve investir em datacenters isolados após estes apagão generalizado, uma vez que o Facebook vem investindo pesado nos últimos anos para integrar suas redes sociais, sendo assim, os três estão cada vez mais interligados e dependentes um do outro.

Essa falha do ponto de vista de tecnologia foi catastrófica. Não permitiu ‘meio funcionamento’. Caiu de forma integral. Salvo que tivessem outros datacenters para esse fim, não vejo como poderiam prevenir. Foi uma falha grave e humana, não foi de sistema”, declarou Marcus.

PUBLICIDADE

Para o profissional, desta vez não houve vazamentos de dados, mas ficou claro para todos os usuários que é fundamental não armazenar dados importantes nas redes sociais, a dica é dar o mínimo possível de informações quando criar um perfil independente da plataforma que utilizar.