in

Você nunca mais vai comprar carne moída do mesmo jeito após propostas do governo federal

Texto proposto pelo Ministério da Agricultura vai mudar a forma que você compra carne moída.

serhii_bobyk / freepik

A carne moída é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. O produto é vendido em açougues e supermercados, com o consumo intensificado nos finais de semana para o tradicional macarrão a bolonhesa de domingos, ou para fazer o famigerado pãozinho com carne moída e salsicha.

Publicidade

Agora, após uma proposta enviada pelo Ministério da Agricultura, você nunca mais vai comprar esse produto do mesmo jeito. Essa proposta dará uma nova regulamentação técnica de identidade e qualidade para a venda de carne moída em todo o Brasil.

Dentre outros pontos, o texto prevê que a carne moída deve ser embalada imediatamente após ser moída. Cada pacote do produto pode pesar no máximo 1 quilo. Além disso, o estabelecimento comercial deverá indicar na embalagem qual a porcentagem de gordura que há no pacote.

Publicidade

Essa consulta pública ficará aberta pelo prazo de 60 dias, após isso, o DIPOA fará a análise dessas sugestões, e posteriormente será redigito o novo regulamento. Essas decisões estão publicadas no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (4).

Publicidade

Os principais pontos da proposta elencam que é facultativa a nomeação do corte moído; a porcentagem de gordura deverá ser informada na embalagem da venda; a matéria prima para carne moída deve ser exclusivamente de carne, após processamento prévio de um resfriamento ou congelamento.

Publicidade

As carnes a serem moídas devem estar livres de tecidos que não são considerados aptos para consumo humano; não deverá ser moída carne de raspagem de ossos; permitido o uso de gordura inerente do corte; não é permitida a moagem de miúdos; a carne deve ser moída a até 7°C. A carne moída poderá apresentar pacotes maiores que 1 quilo, desde que o bloco seja menor do que 15 centímetros, mas é vedada a venda no varejo.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .