in

Rainha da vitamina C: conheça detalhes sobre a frutinha que ajuda na menopausa e no estresse

A fruta tem propriedades incríveis que auxiliam a manter o organismo mais saudável.

G1

As frutas são extremamente importantes para integrar uma dieta saudável. No entanto, muitas pessoas desconhecem os benefícios que existem no grande leque de frutas existentes no país. Esse artigo vai falar sobre a rainha da vitamina C: a acerola.

Publicidade

A fruta se tornou queridinha pelos brasileiros e sua produção se dá bem com o clima quente, fazendo com que fique madura mais rapidamente. Ela possui ótimos benefícios para as mulheres na fase da menopausa, além de ajudar na prevenção do câncer de próstata.

A acerola é a segunda fruta que contém mais vitamina C (a primeira é o camu-camu), mas quando se trata das mais populares certamente acaba ficando em primeiro lugar. Por isso, pode ser considerada a rainha da vitamina C, que é tão importante para ajudar a manter a saúde do corpo.

Publicidade

Conheça os benefícios da acerola

Esse alimento ajuda a proteger as células contra o ataque dos radicais livres e isso faz com que atue na prevenção do envelhecimento precoce. Tem propriedade antioxidante, o que ajuda na proteção da pela. De acordo com a especialista Karin Honorato, que é nutricionista, a mulher sofre com o processo de envelhecimento acelerado na menopausa e o consumo da acerola ajuda a equilibrar o problema, sendo a função antioxidante algo fundamental para o sexo feminino especialmente nesse período.

Publicidade

Publicidade

Além das mulheres que estão passando pela menopausa, indivíduos com estresse crônico podem se beneficiar ingerindo a acerola. Quando uma pessoa está estressada, o corpo faz a liberação de um hormônio que se chama cortisol. Após um pico, ele acaba se estabilizando.

Porém, quem possui as condições citadas anteriormente, o cortisol acaba ficando elevado por um tempo muito maior. Esse fato pode causar uma sobrecarga na glândula suprarrenal, que tem ligação direta com a pressão alta. Para quem não sabe, a vitamina C é modeladora do cortisol, contribuindo para deixar esse hormônio estável.

Além da vitamina C, a acerola é rica em Vitamina A, que atua protegendo a visão, impedindo que os olhos ressequem. Também tem Licopeno, que tem ação anti-inflamatória, além de auxiliar na prevenção do câncer de próstata. A acerola ainda contém ferro, que contribui para melhorar a imunidade do corpo, auxiliando no combate a infecções e a anemia.

Publicidade
Publicidade