in

Idoso de 80 anos acorda com morcego no pescoço, recusa tratamento e morre um mês depois

Homem recusou tratamento e passou a apresentar sintomas um mês depois do ocorrido.

Reprodução: O Tempo

Um idoso de 80 anos, cuja identidade não foi revelada, morreu no estado de Illinois, nos Estados Unidos. A informação do óbito foi confirmada pelo Departamento de Saúde Pública de Illinois nesta terça-feira (28). A causa da morte foi raiva humana.

Publicidade

O idoso acordou no mês passado com um morcego no pescoço. O animal passou por averiguação e foi constatado estar contaminado com o vírus da raiva. Apesar do resultado positivo no animal, o idoso recusou o chamado tratamento pós-exposição. Não foi informado o motivo de o homem ter rejeitado o tratamento.

Cerca de um mês depois do ocorrido, o idoso começou a apresentar dores de cabeça, dores no pescoço, dormência nos dedos e passou a ter dificuldades motoras e de fala. Eram os efeitos da raiva em seu organismo. De acordo com o órgão de controle e prevenção de doença dos Estados Unidos, havia um colônia de morcegos na casa do idoso.

Publicidade

De acordo com o diretor do órgão, Ngozi Ezike, a taxa de mortalidade da raiva humana é a maior entre todas as doenças que existem. Apenas uma pessoa, em toda a história, se recuperou depois de apresentar os sintomas da raiva. Apesar da recuperação, as sequelas foram irreversíveis.

Publicidade

O tratamento para a doença precisa ser imediato para que a chance de cura seja elevada. De acordo com os dados dos Estados Unidos, são registrados anualmente de um a três casos da raiva humana.

Publicidade

Cerca de 60 mil pessoas têm contato com o vírus anualmente nos Estados Unidos e realizam o tratamento adequado antes da manifestação da doença. No Brasil, foram registrados 38 casos entre 2010 e 2020, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A raiva é transmitida por um animal infectado – pode ser cão, gato, morcego, entre outros.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!