in

Menino de 6 anos morre ao contrair ameba que come cérebro: sintomas e como se prevenir

Criança adquiriu bactéria quando frequentou um parque aquático público.

Pais&Filhos

Uma criança de 6 anos, que contraiu a  meningoencefalite amebiana primária, faleceu nesta segunda-feira (27) em um hospital dos EUA. Essa notícia foi relatada por autoridades americanas.

Publicidade

Essa ameba, que provoca uma doença muito rara, tem a capacidade de comer todo o tecido cerebral humano. Naegleria fowleri entrou no corpo do menino após ele brincar em um parque aquático público dos Estados Unidos. Conhecido como “comedor de cérebro”, esse organismo se alimenta de bactérias presentes na água.

Porém, pela defasagem de nutrientes no corpo humano, essa ameba se desloca até o cérebro da pessoa, e começa a devorar o tecido cerebral, levando a pessoa a óbito em poucos dias. Esse tipo de doença é mais comum nos estados que ficam na região Sul dos Estados Unidos, porém é considerada muito rara. Na fora foram registrados 37 casos nos últimos 39 anos.

Publicidade

Publicidade

Como prevenir

Autoridades locais recomendam que as pessoas evitem contato do nariz com água encanada ou de outras fontes da região onde acontece esse tipo de infecção, como por exemplo, lagos, canais e rios.

Publicidade

A prevenção mais recomendada é que se mantenha a água longe do nariz ao nadar e ao mergulhar em água doce. Isso pode ser feito cobrindo o nariz com as mãos, ou deixando-os de fora ao nadar, ou ainda, usando itens de proteção que cobrem os orifícios nasais.

Sintomas

Os principais sintomas das pessoas infectadas são febre, vômito, náusea, rigidez da nuca e dores de cabeça. A maioria dessas pessoas, cerca de 97% dos infectados, morrem uma semana após contrair a doença.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .