Garoto de 6 anos morre após contrair ameba ‘comedora de cérebro’ em parque público

A criança de seis anos morreu após ser contaminado com a ameba comedora de cérebro.

PUBLICIDADE

Uma menino de seis anos, que estava sendo tratado de meningoencefalite amebiana primária, morreu em um hospital americano, segundo informação das autoridades americanas, nesta última segunda-feira, 27 de setembro. A doença é considerada rara pela medicina, mas acabou ficando conhecida porque é provocada por uma ameba, que é um organismo de apenas uma célula.

PUBLICIDADE

Esse organismo tem a capacidade de ‘comer’ o tecido cerebral do ser humano. A Naegleria fowleri, nome cientifico do micro-organismo, conseguiu entrar no corpo da criança após ele ter brincado em um parque aquático público que fica localizado no estado americano do Texas. De uma forma popular, se fala que a ameba parasita come cérebros, mas o seu principal alimento são bactérias que vivem na água.

Quando a ameba comedora de cérebro entra em contato com o organismo do ser humano, ela não consegue encontrar os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. Por esse motivo, ela ataca as células cerebrais em busca dessas substâncias. As autoridades sanitárias locais detectaram falhas no sistema que atesta a qualidade da água em muitos parques que estão espalhados pelo estado.

Um processo de investigação que ocorreu no começo do mês atestou a falha. Isso aconteceu após o garoto ter dado entrado no hospital. Infelizmente, a criança morreu depois de seis dias hospitalizado. Para quem não sabe, a presença desse tipo de micro-organismo é algo comum em águas mornas, porém, infecções desse tipo são consideradas raras.

De acordo com o CDC – Centro de Controle de Prevenção de Doenças, nos últimos 10 anos foram registrados 34 casos envolvendo a ameba comedora de cérebro nos Estados Unidos. O indivíduo acaba sendo infectado quando a água que contém o micro-organismo entra no corpo através do nariz. No geral, a contaminação ocorre quando vão mergulhar ou nadar em rios e lagos.

PUBLICIDADE