in

Luto na Igreja: cardeal morre de Covid-19 após complicações no hospital

Cardeal arcebispo, de 95 anos, estava internado desde o dia 17 de setembro em hospital particular.

Blog Padre Paulo Ricardo

O cardeal Dom José Freire Falcão, que era arcebispo emérito de Brasília, morreu aos 95 anos, neste domingo (26). Ele estava internado no hospital particular Santa Lúcia, na Asa Sul, desde o dia 17 de setembro. Ele faleceu após complicações da Covid-19.

Publicidade

De acordo com informações passadas pela Arquidiocese de Brasília, o religioso deu entrada no hospital após testar positivo para a doença. No dia 24 de setembro ele apresentou piora no quadro respiratório e renal e precisou ser intubado.

A arquidiocese da capital federal informou em nota que a ausência do sacerdote será sentida e que ele deixou um legado com numerosas obras pastorais, fruto de um trabalho demais de 20 anos. O velório de Dom José será nesta segunda-feira (27), a previsão é que o sepultamento ocorra na quarta-feira (29).

Publicidade

Por conta da pandemia do coronavírus, o velório do religioso será restrito apenas para familiares de Dom José e ao clero, mas o sepultamento será aberto para o público, que acontecerá na Cripta da Catedral de Brasília.

Publicidade

Sonho de Infância

Dom José Freire Falcão nasceu no Ceará no dia 23 de outubro de 1925. Ele tinha um sonho de criança em se tornar sacerdote, o qual foi incentivado por todos. Sendo assim, ele iniciou a vida religiosa ainda adolescente.

Publicidade

Aos 14 anos ele entrou para o seminário na capital do seu estado, em 1949 foi ordenado padre e em 1967, foi feito bispo. Quatro anos depois ele se tornou arcebispo no estado do Piauí, permanecendo até 1984 até ser transferido para Brasília, tornando-se cardeal em 1988.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .