in

Vídeos registram nuvens de poeira em São Paulo que podem chegar a 10 km de altura

Moradores registraram nuvens de poeira em São Paulo em fenômeno climático comum na Ásia.

G1 / CNN

Moradores de cidades do interior de São Paulo viveram uma tarde de domingo assustadora. Uma tempestade de areia com enormes nuvens de poeira atingiu algumas cidades paulistas assustando moradores por conta de fenômeno raro no país.

Publicidade

Cidades interiorana como Guaíra, Franca, Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente, e o município mineiro de Planura ficaram com o céu escuro na tarde deste domingo (26) antes da chegada da chuva. Fortes ventos levantaram enormes e escuras nuvens de poeira.

De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, por consequência da falta de chuva, e do solo estar muito seco nas estradas de terra, somados a fortes rajadas de vendo que chegaram até a 100 km/h, causaram essas enormes nuvens que se levantaram e foram em direção às cidades.

Publicidade

Moradores de várias dessas cidades registraram momentos de terror por conta da forte rajada de venta, tempo escuro e muita sujeira. Um vídeo publicado pela CNN mostra a tempestade em algumas cidades.

Publicidade

Publicidade

Já esse internauta estava no meio das nuvens de poeira dizendo que estava até difícil de respirar. “Tempestade de areia em Franca – SP. Cara to no meio da tempestade, dentro de casa e ta foda de respirar…”, escreveu o usuário do Twitter.

Nuvens podem chegar a 10 km de altura

Segundo o meteorologista Estael Sias, da Metsul, esse fenômeno é conhecido como “haboob” e é mais comum na Ásia. Essas nuvens de poeira acontecem depois que ventos fortes entram em contato com solo seco, fuligem, vegetação e poeira. Essas nuvens podem chegar a até 10 quilômetros de altura.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .