Moradores de cidades do interior de São Paulo viveram uma tarde de domingo assustadora. Uma tempestade de areia com enormes nuvens de poeira atingiu algumas cidades paulistas assustando moradores por conta de fenômeno raro no país.
Cidades interiorana como Guaíra, Franca, Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente, e o município mineiro de Planura ficaram com o céu escuro na tarde deste domingo (26) antes da chegada da chuva. Fortes ventos levantaram enormes e escuras nuvens de poeira.
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, por consequência da falta de chuva, e do solo estar muito seco nas estradas de terra, somados a fortes rajadas de vendo que chegaram até a 100 km/h, causaram essas enormes nuvens que se levantaram e foram em direção às cidades.
Moradores de várias dessas cidades registraram momentos de terror por conta da forte rajada de venta, tempo escuro e muita sujeira. Um vídeo publicado pela CNN mostra a tempestade em algumas cidades.
Já esse internauta estava no meio das nuvens de poeira dizendo que estava até difícil de respirar. “Tempestade de areia em Franca – SP. Cara to no meio da tempestade, dentro de casa e ta foda de respirar…”, escreveu o usuário do Twitter.
Tempestade de areia em Franca – SP. Cara to no meio da tempestade, dentro de casa e ta foda de respirar… pic.twitter.com/4D3k2zH9f5
— Felipe Gomes (@EstevaldoCarne) September 26, 2021
Nuvens podem chegar a 10 km de altura
Segundo o meteorologista Estael Sias, da Metsul, esse fenômeno é conhecido como “haboob” e é mais comum na Ásia. Essas nuvens de poeira acontecem depois que ventos fortes entram em contato com solo seco, fuligem, vegetação e poeira. Essas nuvens podem chegar a até 10 quilômetros de altura.