Tempestade de areia com enormes nuvens de poeira assusta São Paulo: ‘É o fim do mundo’

Chuvas no interior do estado de São Paulo chegaram com tempestade de areia.

PUBLICIDADE

Um fenômeno climático assustou moradores do interior de São Paulo. Antes da chegada da chuva, algumas cidades paulistas tiveram tempestades de areia com enormes nuvens de poeira que causaram pânico nas pessoas.

PUBLICIDADE

Um desses municípios é a cidade de Guaíra, que fica a cerca de 400 km da capital. Moradores registraram tempestade de areia na tarde deste domingo (26). O céu da cidade ficou escuro por conta da enorme quantidade de poeira que veio com o vento.

Segundo informações da Polícia Civil, devido à falta de chuva, o solo estava seco nas estradas da região, e fortes rajadas de vendo, que chegaram até a 100 km/h, fizeram com que a poeira se levantasse formando essas nuvens.

Mais cidades do estado apresentaram essa tempestade de areia. Franca, Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente também tiveram o fenômeno climático. Municípios de Minas Gerais também passaram pela mesma situação, como é o caso de Planura, que faz divisa com o estado e que fica às margens do Rio Grande.

De acordo com moradores dessas cidades, a visibilidade ficou baixa o que forçou os comerciantes a fecharem as portas do comércio. Logo após a chegada das nuvens de poeira, começou a chover e ajudou a dissipá-las. Por conta da estiagem que atinge várias cidades do interior paulista, os habitantes estão passando por racionamento de água. Internautas começaram a apontar que “é o fim do mundo”.

PUBLICIDADE



O meteorologista Estael Sias, da MetSul, diz que esse fenômeno climático é mais comum na Ásia, conhecido como “haboob”. Isso acontece quando temporais com ventos fortes entram em contato com o solo seco e encontram fuligem, poeira e vegetação seca. Com isso, forma-se um “rolo compressor” que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.