Há poucos dias, muitos brasileiros ficaram preocupados com a possibilidade de um tsunami atingir o nordeste do país, após o vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha, entrar em erupção. Logo esta possibilidade foi quase que totalmente descartada por especialistas, já que seria algo muito difícil de acontecer.
Mas agora a preocupação voltou, devido ao gás tóxico que o vulcão vem emitindo e que poderá chegar a outros continentes, porém, a África é que deverá ser mais prejudicada.
O vulcão já emitiu uma quantidade enorme de dióxido de enxofre, gás altamente tóxico, por isso as autoridades estão em alerta e acompanhando tudo.
Esse gás deve chegar à Península Ibérica, podendo atingir também a Argélia, França, Itália e até a Líbia, segundo dados de satélites da União Europeia. Até o momento, o Brasil não está na rota do gás tóxico, mesmo assim a situação vem sendo analisada por especialistas brasileiros.
Esse gás emitido pelo vulcão pode irritar as vias aéreas das pessoas, além de dificultar a respiração. Existe também a possibilidade de irritar a pele, mucosas, causando ainda, náuseas e tosse.
Uma das áreas mais atingidas deverá ser a costa atlântica marroquina, além do norte da Sicília e a costa mediterrânea espanhola. A AEMET – Agência Estatal de meteorologia, avisou que o dióxido de enxofre já se encontra em picos altíssimos na região do vulcão.
Outro risco é de que haja chuva ácida para o arquipélago das Ilhas Canárias, onde se encontra o vulcão e quanto mais tempo ele ficar em erupção, pior será a situação por lá.