Gás tóxico emitido por vulcão poderá atingir outros países e brasileiros voltam a ficar preocupados

O gás é incolor, altamente tóxico e especialistas acreditam que em breve chegará a vários países.

PUBLICIDADE

Há poucos dias, muitos brasileiros ficaram preocupados com a possibilidade de um tsunami atingir o nordeste do país, após o vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha, entrar em erupção. Logo esta possibilidade foi quase que totalmente descartada por especialistas, já que seria algo muito difícil de acontecer.

PUBLICIDADE

Mas agora a preocupação voltou, devido ao gás tóxico que o vulcão vem emitindo e que poderá chegar a outros continentes, porém, a África é que deverá ser mais prejudicada.

O vulcão já emitiu uma quantidade enorme de dióxido de enxofre, gás altamente tóxico, por isso as autoridades estão em alerta e acompanhando tudo.

Esse gás deve chegar à Península Ibérica, podendo atingir também a Argélia, França, Itália e até a Líbia, segundo dados de satélites da União Europeia. Até o momento, o Brasil não está na rota do gás tóxico, mesmo assim a situação vem sendo analisada por especialistas brasileiros.

Esse gás emitido pelo vulcão pode irritar as vias aéreas das pessoas, além de dificultar a respiração. Existe também a possibilidade de irritar a pele, mucosas, causando ainda, náuseas e tosse.

PUBLICIDADE

Uma das áreas mais atingidas deverá ser a costa atlântica marroquina, além do norte da Sicília e a costa mediterrânea espanhola. A AEMET – Agência Estatal de meteorologia, avisou que o dióxido de enxofre já se encontra em picos altíssimos na região do vulcão.

Outro risco é de que haja chuva ácida para o arquipélago das Ilhas Canárias, onde se encontra o vulcão e quanto mais tempo ele ficar em erupção, pior será a situação por lá.