Comendo na rua e barrado nas portas: os dias de Bolsonaro nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro esteve nos Estados Unidos para discursar na Assembleia Geral da ONU.

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), está nos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU. O evento aconteceu em Nova York e, como tradição há décadas, o governante brasileiro é quem abre o evento.

PUBLICIDADE

Em passagem pelos Estados Unidos, o presidente enfrentou algumas situações peculiares. Primeiro, o prefeito de Nova York deu seu recado para o líder brasileiro: “Precisamos mandar uma mensagem a todos os líderes mundiais, incluindo mais notavelmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, precisa estar vacinado. Se não quiser ser vacinado, não incomode vindo, porque todo mundo deveria estar junto“.

Por não se vacinar, Bolsonaro é barrado em portas de estabelecimentos comerciais e precisou comer uma pizza na rua no último domingo (19). NY tem medidas rígidas e só permite que pessoas vacinadas entrem em estabelecimentos comerciais que servem refeição.

Bolsonaro tomou café da manhã em um salão. Os funcionários do estabelecimento de hospedagem não impediram que ele fizesse essa refeição em um local público fechado. O presidente fez questão de confirmar, para Boris Johnson, que não tomou nenhuma dose do imunizante.

Jair Bolsonaro se deparou com manifestantes em um dos imóveis que ele esteve. Ministros que o acompanhavam fizeram gestos obscenos para essas pessoas. Antes de fazer o discurso de abertura, ele se encontrou com o presidente da Polônia, Andrejz Duda.

PUBLICIDADE

Ainda em sua passagem pela cidade americana, outro fato que merece destaque aconteceu no discurso de Bolsonaro. Durante a fala, ele defendeu o tratamento precoce contra a Covid, ou seja, fez a devesa de medicamento que não tem eficácia comprovada.