Um estudante matou ao menos oito pessoas e deixou vários feridos na manhã desta segunda-feira (20) em uma Universidade. Tudo aconteceu no campus universitário de Perm, que fica na Rússia. O atirador foi identificado e já está preso.
Segundo informou o Comitê de Investigação Russo, que é responsável pelas investigações mais importantes do país, esse estudante estava em um dos prédios do campus quando abriu fogo atirando nas pessoas que estavam próximas a ele e ao redor.
“Em consequência, oito pessoas morreram e várias ficaram feridas”, disse o comitê, que também informou que o estudante “ficou ferido durante a detenção, ao opor resistência“. Até o momento não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde do autor do atentado.
Esse ataque aconteceu por volta das 11h da manhã, no horário local (3h de Brasília). Vídeos nas redes sociais mostram um indivíduo de preto andando na direção da entrada do edifício e começa a atirar.
Atirador na Rússia pic.twitter.com/QJnY55mhCu
— Carlos Salas (@CarlosS08594935) September 20, 2021
Demais imagens registram o momento em que alguns estudantes fugiram dos tiros. Eles tiveram que pular as janelas do primeiro andar da universidade, que fica localizada em Urais.
Segunda feira 20/09/21 ataque em escola próximo a Moscou na Rússia, homem que também é estudante mata 8 e vários ficam feridos. pic.twitter.com/fYdfmUdS2G
— DATA VÊNIA (@valter_moraiss) September 20, 2021
Ataques de atiradores na Rússia
Esse tipo de ataque em escolas e universidades se tornou bastante frequente há alguns anos. A Rússia tem leis rigorosas sobre a posse de armas, que teve alterações ainda mais rígidas por conta dos ataques. Vladimir Putin, presidente da Rússia, diz que esse fenômeno veio a partir dos acontecimentos registrados nos Estados Unidos. Ele alega ainda que isso se trata de um efeito da globalização.