Vulcão que pode trazer tsunami entra em erupção e forma rios de lava; vídeo assustador

Após a erupção de vulcão, o governo espanhol pediu para que moradores tenham cautela.

PUBLICIDADE

Neste domingo (19) um vulcão entrou em erupção em La Palma, uma das ilhas que ficam no arquipélago das Ilhas Canárias, o mesmo que pode trazer um tsunami para o Brasil. Ao entrar em erupção, o vulcão lançou nuvens de fumaça e cinzas no parque nacional Cumbre Vieja, que fica no sul do local.

PUBLICIDADE

Um alerta amarelo foi emitido na última quinta-feira (16) apontando os riscos de erupção. O alerta apontou, também, que o tremor na ilha poderia formar tsunamis que chegariam até à costa do Brasil, mais especificamente na região Nordeste. Esse risco é remoto, segundo especialistas.

Antes dessa erupção, os pesquisadores notificaram vários terremotos que atingiram a magnitude 3,8 no local, segundo informações que foram repassadas pelo Instituto Geográfico Nacional Espanhol.

Depois que o vulcão entrou em erupção, autoridades locais solicitaram que os moradores “tenham extrema cautela”, e fiquem longe das áreas próximas do vulcão e das estradas. Residentes que ficam nas aldeias vizinhas, foram instruídos a procurar um dos cinco abrigos disponibilizados. Soldados foram enviados para a comunidade para auxiliar na remoção da população.

Inúmeros vídeos foram divulgados pela imprensa mostrando rios de lava assustadores após a erupção do vulcão. Com o anoitecer, ficou mais evidente a grandiosidade dos vulcões.

PUBLICIDADE

Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos“, comunicou o serviço de imprensa do governo da Espanha, através de um comunicado emitido.