in

Vulcão que pode trazer tsunami ao Brasil entra em erupção; quais as chances reais de atingir o país?

Vulcão nas Ilhas Canárias entra em erupção e há chances de ele atingir a costa brasileira.

(Imagens ilustrativas) The Vintage News

Um vulcão nas Ilhas Canárias entrou em erupção na manhã deste domingo (19). Tal fato pode trazer tsunami nas Américas, o que inclui o Brasil, principalmente na costa da região Nordeste. Altas ondas podem chegar ao país em questão de horas, dependendo da intensidade da erupção.

Publicidade

Autoridades locais no país onde houve a erupção emitiu sinais de alerta para a população local, retirando moradores da região onde pode acontecer alguma tragédia. Soldados foram enviados ao local e eles pedem para que a população fique o mais distante possível da área dos vulcões e evitem estradas.

Mas qual seria o risco desse vulcão atingir em cheio a costa brasileira? Segundo especialistas no assunto, ouvidos pelo portal de notícias do G1, esse risco é bem pequeno, uma vez que o alerta é na cor amarela, um dos mais leves em se tratando de um vulcão.

Publicidade

Outro fator é que as atividades de erupção são pequenas, como esta que aconteceu hoje. Somente erupções explosivas, de grandes proporções e que causem o desmoronamento de uma parte da montanha é que podem trazer riscos ao Brasil e demais países da América banhados pelo Oceano Atlântico.

Publicidade

Essa região onde está o vulcão é conhecida por já ter gerado erupções há 40 anos, na qual uma pessoa morreu ao se aproximar da faixa de lava para tirar fotos. Naquele ano nenhuma propriedade também foi danificada.

Publicidade

“Essa chance é muito pequena de acontecer. A gente como órgão de sismologia, ninguém soube de nenhum alerta que foi emitido pelo serviço geológico espanhol ou algum órgão oficial dizendo que isso está acontecendo”, disse Aderson Nascimento, da UFRN.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .