in

Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em erupção explosiva; autoridades estão em alerta

Depois da erupção, autoridades locais pediram para que moradores tenham cautela e fiquem longe de área.

Borja Suarez/Reuters

Recentemente o Brasil teve conhecimento de uma notícia inédita para o país. A possível erupção de um vulcão nas Ilhas Canárias poderia causar um tsunami que traria ondas gigantescas até a costa brasileira, principalmente no estado do Nordeste. Esse vulcão entrou em erupção neste domingo (19).

Publicidade

O vulcão que entrou em erupção explosiva com lavas sendo atiradas para todos os lados fica em La Palma, uma das ilhas do arquipélago da famosa região. Nuvens de fumaça e cinza também foram lançadas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

As autoridades locais já estão em alerta e começaram a evacuar os moradores enfermos e animais que ficam nas aldeias vizinhas, antes mesmo de ter acontecido a erupção, que se deu em Cabeza de Vaca, que fica em El Paso. As lavas foram lançadas às 15h15 no horário local (11h15 de Brasília), segundo informações que foram dadas pelo governo das Ilhas Canárias.

Publicidade

Antes do início da erupção, os pesquisadores registraram uma série de terremotos que atingiram 3,8 pontos de magnitude no parque nacional. Esse número foi repassado pelo Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).

Publicidade

Depois da erupção, as autoridades locais solicitaram para que as pessoas que moram nas proximidades do vulcão tenham muito cuidado e se afastem da área e das estradas. Os moradores foram orientados a procurar socorro em abrigos da região. Soldados já foram enviados para a área para ajudar na remoção das pessoas. Mais moradores devem ser evacuados do local.

Publicidade

Na última semana teve mais de 22 mil tremores no Cumbre Vieja, uma cadeia de vulcões, que já teve uma erupção de grandes proporções em 1971. Uma das regiões de vulcão de maior atividade das Ilhas Canárias.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .