in

VSR: pouco conhecido, o vírus tem se espalhado e infectado crianças ao redor do mundo

A pandemia acabou afetando o comportamento dos surtos que provocam problemas respiratórios em crianças pequenas.

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

No começo do ano de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, que fica em Nova York, nos Estados Unidos, viu os casos de Covid-19 e de outras infecções virais sofrer queda. No entanto, no mês de março a instituição teve um aumento crescente de bebês e crianças chegar ao hospital com dificuldades para conseguir respirar.

Publicidade

Os pequenos pacientes haviam se contaminado com o VSR, sigla de vírus sincicial respiratório, que é uma infecção comum no inverno que provoca problemas no pulmão. Naquele período, o país estava no finalzinho do inverno e os casos de VSR deveriam estar minguando, porém, ao invés disso, estava em crescimento.

Nos meses que se seguiram houve aumento de casos do vírus fora da temporada em várias localidades, como a Suíça, Reino Unido, Japão e a região Sul dos Estados Unidos. O Brasil também passou pela mesma situação e a elevação dos casos atingiu com uma incidência maior nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

Publicidade

Ao que tudo indica, o comportamento estranho do vírus VSR aparenta ser uma consequência indireta da pandemia do coronavírus, segundo informação de especialistas. O impacto seria em virtude do isolamento social que acabou impedindo que o vírus circulasse. Por isso, muitas crianças não tiveram a chance do organismo criar imunidade.

Publicidade

Com o relaxamento das medidas de isolamento, o vírus se deparou com uma grande população de crianças suscetíveis provocando surtos em momentos que não era esperado. Uma doença conhecida acabou virando algo que surpreendeu familiares e hospitais, sobrecarregando o sistema de saúde em muitos locais.

Publicidade

“Nossa UTI voltou a ficar sobrecarregada, desta vez não com covid, mas com outro vírus”, recorda Rabia Agha, que é responsável pelo setor de doenças infecciosas pediátricas do Hospital Maimonides. Em crianças pequenas e em alguns bebês esse vírus pode provocar uma doença chamada bronquiolite.

A bronquiolite é uma inflamação que acomete os brônquios e causa dificuldade para respirar e se alimentar. Geralmente, os pequenos que ficam doentes necessitam de suplemento de oxigênio.

Publicidade
Publicidade