in

Especialistas minimizam tsunami no Brasil, mesmo após erupção explosiva

Risco de tsunami na costa do Brasil é remoto, segundo estudos de especialistas.

Olhar Digital

O alerta de uma erupção em um vulcão nas Ilhas Canárias deixou os brasileiros preocupados. Tudo porque essa é a primeira vez que o Brasil é colocado sob o alerta de um tsunami, que atingiria a costa brasileira, principalmente em estados do Nordeste.

Publicidade

Esse alerta amarelo de risco de erupção do vulcão Cumbre Vieja foi emitido nesta última quinta-feira (16). Por mais que haja o risco, especialistas das áreas de geociências e de sismologia foram ouvidos pelo portal de notícias do G1, afirmando que a chance de acontecer um desastre é bem remota.

O alerta amarelo foi emitido pelo governo espanhol e indica que não tem nenhuma certeza sob abalos, porém esse cuidado pode se estender para os próximos dias ou até para as próximas semanas. Foram detectados 4.222 tremores no parque que fica em volta do vulcão.

Publicidade

Segundo os especialistas, o que poderia causar um tsunami é uma erupção explosiva, ou seja, quando chega a desmoronar parte do vulcão. Ainda segundo o relato, os sismos na área do Cumbre Vieja são relativamente moderados.

Publicidade

Mesmo assim, com uma erupção desse porte haveria um movimento de massas d’água, o que não pode ser classificado de imediato como um tsunami. As altas ondas criadas pela queda das rochas atingiriam a costa do Atlântico e, devido o formato do país, a Região Nordeste seria a área mais atingida.

Publicidade

O coordenador na UFRN, Anderson Nascimento, afirma que no Brasil não há essa preocupação, uma vez que um evento desse tipo é pouco provável. Ele deixa uma ressalva de que não há a certeza que isso nunca aconteceria, mas sim que a chance de ocorrer é bastante baixa.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .