Vulcão que pode gerar tsunami na Bahia entra em estado de alerta para possível erupção

Segundo o pesquisador Carlos Teixeira, caso ocorra uma erupção explosiva, toda a costa brasileira poderá ser afetada pelo vulcão Cumble Vieja.

PUBLICIDADE

Autoridades da Espanha aumentaram para o nível amarelo o alerta para possível erupção do vulcão Cumble Vieja, que fica localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano.

PUBLICIDADE

De acordo com informações passadas por pesquisadores, caso entre em erupção, o vulcão pode causar um tsunami que atingiria todas as Américas, principalmente os litorais da região Norte de Nordeste do Brasil.

A notícia a respeito da elevação de nível do vulcão foi divulgada pelo portal MetSul Meteorologia e depois confirmada pelo UOL.

Vale destacar que o vulcão Cumble Vieja está adormecido há décadas, contudo, nos últimos dias passou a dar sinais de atividade considerada moderada.

O pesquisador Carlos Teixeira, do Instituto de Ciência do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que o vulcão não estava dando sinais de erupção, no entanto, agora ele passou para o 2º nível. “São quatro níveis de alerta”, afirma o pesquisador.

PUBLICIDADE

Diante disso, Carlos destaca que o vulcão pode até vir a ter uma erupção, contudo, isso não quer dizer que essa erupção vai causar um tsunami. Mesmo assim, o pesquisador diz que há uma possibilidade, “mesmo que mínima”, de isso acontecer.

Vale destacar que várias pesquisas sobre o tema já confirmaram a hipótese que de a erupção do Cumble Vieja pode causar um tsunami. “É uma hipótese real”, diz Carlos Teixeira destacando que isso pode acontecer caso haja uma erupção explosiva.

De acordo com uma análise realizada pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Ilha de La Palma fica localizada a 4.462 km de São Luís.

Segundo o geólogo Mauro Gustavo, da UFPR, caso o movimento do vulcão cause um tsunami, o mesmo poderá percorrer distância transatlânticas e, assim, “toda a costa brasileira será afetada”.