in

Médicos alertam sobre uso indevido de medicamento para ‘afinar nariz’ que ganhou fama na internet

Vídeos em uma rede social viralizaram mostrando antes e depois do uso do medicamento.

G1

Uma nova modinha da rede social Tik Tok que viralizou mostra pessoas que fizeram tratamento usando o medicamento Roacutan, com fotos antes e depois, afirmando um suposto efeito colateral do remédio: o afinamento do nariz. Para quem não sabe, o tratamento usando esse tipo de medicação é específico para quem sofre com acnes.

Publicidade

Contudo, especialistas alertam sobre o assunto e afirma que o Roacutan não tem a capacidade de provocar esse tipo de alteração. A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A, que vai atuar sobre as atividades das glândulas sebáceas. Nos últimos dias, a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia explicou, através de um comunicado, que não há relato e nem estudos clínicos que sugiram o uso do remédio para o afinamento do nariz.

Esse artigo vai abordar o tema e explicar melhor como funciona a medicação no organismo e também quais os efeitos colaterais que o produto pode provocar no paciente.

Publicidade

Roacutan: o que é qual a sua finalidade?

A isotretinoína é um retinoide que vai atuar na atividade das glândulas sebáceas fazendo com que haja uma redução na inflamação local. O tratamento tem o objetivo de controlar a acne. Diferente do que muitos pensam, o remédio não pode ser usado por qualquer pessoa. O uso é permitido a partir dos 12 anos de idade e que tenha acne moderada a grave.

Publicidade

No entanto, vale ressaltar que é necessário um controle médico rigoroso, pois há um critério de indicação, inclusive psicológico. O produto tem muitos efeitos colaterais, entre eles, elevação do colesterol, alteração na enzima do fígado, alterações de humor, irritação nos olhos, dor muscular, anemia e coceira na pele. Se a mulher estiver grávida pode provocar má formação no feto.

Publicidade

Devido a tantas reações adversas, é extremamente necessário que o paciente tenha o acompanhamento mensal, assim como a realização de exames de sangue para acompanhar qualquer tipo de alteração.

Portanto, o Roacutan não afina o nariz, o que pode ocorrer que é o tratamento cause uma alteração no nariz em pessoas que tenham uma doença chama Rinofima. A condição provoca o aumento das glândulas sebáceas e o uso da isotretinoína tende a reduzir um pouco o tamanho das glândulas, fazendo com que o nariz volte ao tamanho normal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade