Brasil recebe neste domingo (12) maior carregamento de vacinas da Pfizer desde o início de acordo com a farmacêutica

País já ultrapassou a marca de 200 milhões de doses já aplicadas dos imunizantes.

PUBLICIDADE

Em ritmo acelerado na campanha de vacinação contra a Covid-19, o Brasil recebe neste domingo (12), o maior lote de imunizantes produzidos e entregues pela Pfizer desde que o acordo da empresa com o governo nacional passou a ser vigente. Em quatro aeronaves distintas, a farmacêutica enviará 5,1 milhões de doses. Os aviões vão desembarcar em Campinas, no Aeroporto Internacional de Viracopos. 

PUBLICIDADE

Inicialmente, eram previstos três lotes. Contudo, a remessa que deveria chegar ontem, com mais de 1,3 milhões de doses, foi remanejada e chegou no Viracopos por volta das 3h da manhã de hoje (12). 

Pouco depois, o lote de número 70 pousou no aeroporto, trazendo mais 1,13 milhão. Até o fechamento desta matéria, duas aeronaves ainda estavam previstas de desembarcar. A primeira delas às 14h55, trazendo 1,52 milhão de doses, e a outra às 16h15, com 1,13 milhão. 

Ao todo, a farmacêutica já entregou ao Ministério da Saúde cerca de 67,3 milhões de doses, restando 32,7 milhões, do acordo de 100 milhões selado entre as duas partes para entrega. Além do final de semana, a Pfizer desembarcou com lotes de vacinas durante a quarta, quinta e sexta. 

A empresa pretende concluir o acordo fechado com o governo até o final deste mês. Há ainda, outro contrato selado entre Brasil e Pfizer, assinado em maio, que prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre os meses de outubro e dezembro. O objetivo da empresa é concluir o cronograma até o final deste ano.

PUBLICIDADE

Números de vacinados

Segundo o último levantamento divulgado, o Brasil já imunizou 137,8 milhões de brasileiros com uma dose, o que representa 64,1% da população nacional. Com vacinação completa, o número chega a 72,7 milhões, ou seja, 34,08% da população do país. Computando a primeira dose, a segunda dose, dose única e dose de reforço, o Brasil já aplicou 210.626.017 milhões de doses dos imunizantes contra a Covid-19.