in

Verdade sobre suposta fuga do ministro Alexandre de Moraes do país após discurso de Bolsonaro vem à tona

Mensagem sobre suposta fuga de Alexandre de Moraes passou a circular nas redes após discurso de Bolsonaro na Av. Paulista.

Divulgação / Portal Tudo no Minuto

Após o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro, feito em meio às manifestações do 7 de setembro, passou a circular nas redes sociais a informação de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria fugido do país no meio da madrugada. Essa informação é falsa.

Publicidade

Além de não ter deixado o país, Moraes ainda participou, na tarde da última quarta-feira (8), de uma sessão do Supremo Tribunal Federal. O ministro participou da reunião, por meio de uma transmissão realizada diretamente de sua casa, em São Paulo.

De acordo com mais esta fake News que circulou nas redes, o ministro também teria sido escoltado, junto a sua esposa, até a residência do ministro Dias Toffoli, por conta dos protestos realizados no Dia da Independência, informação que também não procede.

Publicidade

Publicidade

Após a divulgação das informações falsas de forma irresponsável, a assessoria do STF se manifestou, confirmando que o ministro não teria saído do país; e reforçou ainda que o mesmo não tem a intenção de ir ao exterior no decorrer desta semana.

Publicidade

Outra informação que circulou na internet é a de que Moraes teria sido aconselhado, por amigos, a deixar o Brasil, porém, segundo publicado pelo portal de notícias G1, tal fato também não teria acontecido.

Outro elemento que derruba a mensagem divulgada é a foto com a qual a mesma foi compartilhada. A imagem é de autoria de Hélvio Romero, do Estadão, e foi registrada em 2017, após a indicação de Moraes ao cargo de ministro do STF.

O boato carregado de informações falsas passou a circular na internet após um discurso realizado por Bolsonaro na Avenida Paulista. “Ou esse ministro [Alexandre de Moraes] se enquadra ou ele pede para sair”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.