in

Morre homem internado com suspeita da doença da ‘urina preta’; caso liga alerta

Mototaxista tinha 55 anos, foi internado no fim de semana e morreu nesta terça-feira (7).

Redes sociais Genivaldo Cardoso

Genivaldo Cardoso de Azevedo morava na cidade de Santarém, no Pará. No fim de semana, o homem de 55 anos comeu peixe. Em seguida, começou apresentar alguns sintomas e foi levado ao hospital. Na terça-feira (7), a morte do mototaxista foi confirmada pelo Hospital Municipal de Santarém.

Publicidade

No atestado de óbito, consta a informação de que a morte ocorreu em decorrência de infecção generalizada. Há suspeita de que ele tenha morrido da Síndrome de Haff, popularmente conhecida como doença da urina preta. Os sintomas apresentados por Genivaldo eram parecidos com a da Haff.

Entre os sintomas da doença estão, febre, vômito, diarreia, náusea, falta de ar, dor muscular, dormência no corpo e insuficiência renal. A Síndrome de Haff está associado ao consumo dos peixes olhos de boi, arabaiana e badejo. O peixe contaminado com toxina intoxica o ser humano e pode levá-lo à morte.

Publicidade

Os especialistas não entraram em consenso ainda sobre como os peixes são contaminados. Para alguns, o mau armazenamento do peixe seria o motivo. Para outros, algas consumidas pelo peixe causariam a infecção no animal. Ao ser consumido, a toxina intoxica o ser humano.

Publicidade

Morte será investigada

De acordo com Andressa Campos, coordenado da Vigilância Epidemiológica da cidade, o caso será investigado a partir desta quarta-feira. Familiares de Genivaldo também serão analisados. Um outro caso suspeito foi noticiado na cidade. Outra pessoa também havia ingerido o peixe e foi encaminhada à unidade de pronto atendimento de Santarém. Este é mais um caso de suspeita da Síndrome de Haff que liga alerta na população.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!