in

Bolsonaro convoca Conselho da República e Randolfe Rodrigues responde: ‘Já estamos prontos’

Senador respondeu fala do presidente sobre convocação do Conselho da República.

Twitter Randolfe Rodrigues / Reprodução Metrópoles

Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em Brasília na manhã desta terça-feira (7). Milhares de manifestantes se reuniram na Praça dos Três Poderes. Bolsonaro afirmou que nesta quarta-feira estaria reunido com os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF) para reunião do Conselho da República.

Publicidade

O Conselho da República trata de assuntos como intervenção federal, estado de sítio, estado de defesa e outras questões importantes que envolvam as instituições democráticas brasileiras. Bolsonaro erro ao citar o ministro Luiz Fux, presidente do STF, como integrante do Conselho.

O Conselho Federal é comandado pelo presidente e conta com a participação do vice-presidente, os presidentes do Senado e da Câmara, o ministro da Justiça, e líderes da maioria e da minoria das duas casas Legislativas. Para completar, seis cidadãos são convidados a participar.

Publicidade

O presidente da República tem direito a fazer dois convites. A Câmara e o Senado têm direito a convidar mais duas pessoas, cada um. A fala de Bolsonaro repercutiu nas redes sociais. O Senador Randolfe Rodrigues foi um dos que se manifestou após declaração do presidente.

Publicidade

Publicidade

Randolfe quer ser convidado a participar

Como o Senado Federal pode indicar duas pessoas ao Conselho, o senador Randolfe Rodrigues pediu que os indicados pela casa fossem ele e Omar Aziz. Os dois atuam na CPI da Covid. Renan Calheiros, líder da maioria do Senado, e Marcelo Freixo, líder da minoria na Câmara, também fariam parte.

“Adianto ao Presidente que já estamos prontos para tomar seu depoimento. O Senhor quer estar na condição de testemunha ou investigado, Jair Bolsonaro?”, escreveu Randolfe no Twitter.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!