in

Tumor de Cólon: o que é a doença que acometeu o Rei Pelé

Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após retirada do tumor.

Instagram Pelé / Reprodução Tudo Estudo

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Aos 80 anos, o Rei do Futebol foi internado na semana passada para fazer exames de rotina. Durante os testes, um tumor foi identificado no cólon do ex-craque do futebol mundial.

Publicidade

Pelé fez um post no Instagram em que acalmou os fãs após a informação de sua internação ser divulgada na manhã de desta segunda-feira (6). A cirurgia para retirada do tumor foi feita no sábado. Amanhã, segundo boletim médico, Pelé deve deixar a UTI e ir para o quarto.

No Instagram, ele agradeceu o carinho dos fãs e se mostrou confiante para mais esta batalha em sua vida. Nos últimos anos, Pelé tem ficado recluso em sua casa, devido a problemas no quadril. O Rei do Futebol processou o médico que o operou no Brasil e passou por nova cirurgia nos Estados Unidos. Com locomoção dificultada e a pandemia do coronavírus, Pelé fica em casa.

Publicidade

Câncer e Tumor de cólon

O cólon faz parte do aparelho digestivo. O cólon é a maior parte do chamado intestino grosso e tem aproximadamente 1,5 metro de comprimento. O site do Oncoguia explica que o cólon “o cólon absorve água e sal da matéria alimentar remanescente após passar pelo intestino delgado”.

Publicidade

Os resíduos que passam pelo cólon vão para o reto, como é chamado os 15 centímetros finais do intestino.  Sem o diagnóstico de maligno, a lesão encontrada em Pelé dever ser tratada como tumor e não um câncer.

Publicidade

O câncer de cólon também é chamado de câncer do intestino grosso. Esta doença atinge homens e mulheres. Como não apresenta sintomas em estágios iniciais, a realização de exames para detecção precoce é fundamental.

Alguns fatores são considerados de risco para a doença, como obesidade, doenças inflamatórias no intestino, sedentarismo, tabagismo, consumo de carnes vermelhas em excesso, consumo de alimentos processados, ausência do consumo de frutas e de alimentos com fibras.

No caso de Pelé, foi encontrado um tumor. As células retiradas foram enviadas para análise e o resultado deve apontar se é maligno (câncer) ou não. O hospital não divulgou quando o resultado da análise ficará pronta.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!