Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Aos 80 anos, o Rei do Futebol foi internado na semana passada para fazer exames de rotina. Durante os testes, um tumor foi identificado no cólon do ex-craque do futebol mundial.
Pelé fez um post no Instagram em que acalmou os fãs após a informação de sua internação ser divulgada na manhã de desta segunda-feira (6). A cirurgia para retirada do tumor foi feita no sábado. Amanhã, segundo boletim médico, Pelé deve deixar a UTI e ir para o quarto.
No Instagram, ele agradeceu o carinho dos fãs e se mostrou confiante para mais esta batalha em sua vida. Nos últimos anos, Pelé tem ficado recluso em sua casa, devido a problemas no quadril. O Rei do Futebol processou o médico que o operou no Brasil e passou por nova cirurgia nos Estados Unidos. Com locomoção dificultada e a pandemia do coronavírus, Pelé fica em casa.
Câncer e Tumor de cólon
O cólon faz parte do aparelho digestivo. O cólon é a maior parte do chamado intestino grosso e tem aproximadamente 1,5 metro de comprimento. O site do Oncoguia explica que o cólon “o cólon absorve água e sal da matéria alimentar remanescente após passar pelo intestino delgado”.
Os resíduos que passam pelo cólon vão para o reto, como é chamado os 15 centímetros finais do intestino. Sem o diagnóstico de maligno, a lesão encontrada em Pelé dever ser tratada como tumor e não um câncer.
O câncer de cólon também é chamado de câncer do intestino grosso. Esta doença atinge homens e mulheres. Como não apresenta sintomas em estágios iniciais, a realização de exames para detecção precoce é fundamental.
Alguns fatores são considerados de risco para a doença, como obesidade, doenças inflamatórias no intestino, sedentarismo, tabagismo, consumo de carnes vermelhas em excesso, consumo de alimentos processados, ausência do consumo de frutas e de alimentos com fibras.
No caso de Pelé, foi encontrado um tumor. As células retiradas foram enviadas para análise e o resultado deve apontar se é maligno (câncer) ou não. O hospital não divulgou quando o resultado da análise ficará pronta.