Mulher fica cega após realizar cirurgia particular e clama por justiça; quadro é irreversível

A paciente entrou na Justiça para que o seu caso seja investigado como possível omissão de socorro.

PUBLICIDADE

Uma mulher acabou perdendo a visão após ser submetida a um procedimento cirúrgico. Shirin Saraeian, que é iraniana naturalizada brasileira, passou pela mesa de cirurgia para realizar abdominoplastia e lipoescultura, mas o processo terminou diferente do esperado.

PUBLICIDADE

Shirin agora não pode enxergar do olho esquerdo e também perdeu parte da visão do direito devido a uma neuropatia óptica isquêmica, um tipo de lesão dos nervos ópticos provocada pela obstrução do suprimento de sangue.

Infelizmente, o quadro de cegueira da iraniana não pode ser revertido. Recentemente, o advogado que representa Saraeian apresentou o pedido de instauração de inquérito ao Ministério Público de São Paulo sob acusação de lesão corporal devido aos danos causados na paciente após o procedimento cirúrgico.

A defesa da mulher identificou o médico responsável como Renato Tatagiba. De acordo com informações do G1, que teve acesso aos autos do processo, a paciente tentou contato com o profissional que realizou a cirurgia pouco após começar a perder a visão, mas ele não respondeu.

O advogado caracterizou como “absolutamente lamentável” a atitude do médico diante do relato da paciente. O ato do profissional de saúde, de acordo com a defesa de Saraeian, pode ser caracterizado como omissão de socorro.

PUBLICIDADE

O medico que atendeu Saraeian foi entrevistado e afirmou que irá provar que agiu dentro dos parâmetros com relação à paciente e que ela estava em condições normais quando recebeu alta da clínica. Em contrapartida, o documento mostra que Shirin apresentou alterações nos sinais vitais quando foi liberada da unidade.