Aneurisma cerebral: o que é, diagnóstico e tratamento da doença que matou a ex-BBB Josy Oliveira

A ex-participante do Big Brother Brasil 2009 morreu neste último sábado vítima de AVC durante cirurgia para tratar aneurisma.

PUBLICIDADE

Josy Oliveira, que participou do Big Brother Brasil 2009 morreu neste último sábado, 4 de setembro. A ex-sister de 43 anos sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral em São Paulo. De acordo com informação dos familiares, a ex-BBB teve o derrame durante uma cirurgia realizada para tratar um aneurisma diagnosticado no fim do ano passado.

PUBLICIDADE

A morte da ex-BBB repercutiu na mídia e muitas pessoas desconhecem o que é um aneurisma. Esse artigo vai esclarecer detalhes sobre o problema que pode até ser tratado, dependendo do caso. O aneurisma cerebral é uma dilatação que acontece nos vasos que levam o sangue ao cérebro. Quando isso ocorre a parte que está dilatada acaba ficando com a parece mais fina aumentado as chances de se romper.

Quando um aneurisma acaba se rompendo causa o chamado AVC hemorrágico. A situação pode ser grave e isso vai depender do tamanho do sangramento. O aneurisma cerebral não costuma apresentar sintomas no geral. Por isso, a tendência é que a descoberta aconteça apenas quando se rompe provocando uma dor de cabeça extremamente forte.

A cirurgia é indicada para aneurismas que se romperam ou alguns casos específicos. Tudo vai depender do tamanho e localização. Conheça mais detalhes sobre o aneurisma e procure ajuda sempre que perceber que algo não vai bem no seu corpo.

Principais sintomas do aneurisma

Geralmente, o problema é assintomático e sua identificação costuma ocorrer de forma acidental durante um exame de diagnóstico da cabeça ou quando acaba se rompendo. Contudo, pessoas com aneurisma pode ter pupilas dilatadas, dor constante atrás do olho, formigamento no rosto ou visão dupla.

PUBLICIDADE

Porém, o mais comum é que os sinais ocorram quando o aneurisma se rompe. Nesse tipo de situação, os sintomas se assemelham ao de um derrame cerebral hemorrágico e o indivíduo pode ter vômito, náuseas, convulsão, desmaio, pescoço duro, dor de cabeça forte e repentina e visão dupla.

Diagnóstico

Para diagnosticar um aneurisma, o profissional precisa de exames para avaliar as estruturas do cérebro e dessa maneira identificar se há alguma dilatação dos vasos sanguíneos. Entre esses exames estão a ressonância, tomografia e angiografia.

Causas e tratamento do aneurisma

As possíveis causas ainda não são conhecidas exatamente pela medicina, porém alguns fatores podem elevar as chances do seu desenvolvimento, como pessoas fumantes, hipertensão descontrolada, consumo de bebidas alcoólicas, uso de drogas (cocaína especialmente) e histórico na família.

Tudo vai depender do histórico do paciente, do tamanho do aneurisma e se ele está vazando o não. Se não tiver rompido, a maioria dos médicos opta por fazer uma avaliação regular e uso de medicamentos para alívio dos sintomas. Contudo, o neurologista pode fazer uma intervenção cirúrgica para colocar stent e prevenir o rompimento.

Quando se rompe o paciente deve ser levado de imediato ao hospital. Neste caso a cirurgia é realizada para tentar fechar o vaso que estiver sangrando. Algumas pessoas podem apresentar sequelas, como dificuldade para falar, levantar braço ou lentidão de pensamento.