in

Morre ex-BBB Josy Oliveira, vítima de aneurisma; sintomas e hábitos para prevenir a doença

Aneurisma cerebral é uma doença que pode matar e há hábitos que podem evitar o surgimento.

Globo / R7

A ex-BBB Josy Oliveira morreu na tarde deste domingo (5), vítima de um aneurisma cerebral. A ex-participante da casa mais vigiada do país perdeu a vida aos 43 anos de idade ao fazer um tratamento de um aneurisma que ela teve em 2020.

Publicidade

Atualmente ela trabalhava como cantora e era uma personalidade querida na cidade de Juiz de Fora, tanto que há publicações de várias autoridades locais, entre elas da vereadora Tallia Sobral. Josy deixa seu filho Mateus , de cinco anos de idade.

O aneurisma cerebral é quando há o desenvolvimento de um ponto fraco ou uma protuberância nas artérias do cérebro. A maior preocupação é que essa artéria pode estourar ou romper, causando uma hemorragia cerebral que pode levar a paralisia, incapacidade ou a morte.

Publicidade

Os principais fatores de risco que podem levar ao aparecimento do aneurisma é a pressão alta, o tabagismo, a deficiência do estrogênio e uma condição na veia aorta quando há um estreitamento dos vasos sanguíneos.

Publicidade

Hábitos para prevenir aneurisma

É possível prevenir o aneurisma cerebral ou a sua ruptura através de hábitos de vida saudáveis. O primeiro passo é ter uma alimentação saudável, manter os bons níveis da pressão arterial, fazer exercícios físicos regularmente, reduzir e gerenciar o seu nível de estresse, evitar o consumo excessivo de álcool, ter atenção com a apneia, não fumar e sempre procurar acompanhamento do seu médico.

Publicidade

Principais sintomas do aneurisma

Os principais sintomas do aneurisma cerebral são dor de cabeça, visão turva ou visão dupla, pálpebra caída, fraqueza ou sensação de dormência em um dos lados do rosto, pupilas dilatadas, dor acima e atrás dos olhos e dificuldade para falar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .