in

Essas dicas vão ajudar você a economizar energia elétrica em meio à crise hídrica

Com o aumento das tarifas de energia é fundamental dicas e macetes para economizar.

A Voz da Cidade

O brasileiro vai pagar mais caro a energia elétrica a partir desta quarta-feira (1). A Agência Nacional de Energia Elétrica criou um novo patamar de bandeira tarifária para contas de todo o Brasil. A cada 100 kW/h, o consumidor vai pagar um adicional de R$14,20. No total, o brasileiro vai pagar em torno de 7% mais caro na energia elétrica.

Publicidade

Em meio a essa crise hídrica é fundamental seguir algumas dicas de redução do consumo de energia. A primeira delas é adquirir aparelhos elétricos mais eficientes, substituindo os antigos que consomem muita energia e que tenha selo PROCEL. Os banhos precisam ser encurtados e terem no máximo cinco minutos.

Cuidar ao deixar o carregador de celular por tempo excessivo na energia, você evita acidentes e economiza na conta. Aproveitar mais a luz natural, vivemos em um país tropical com no mínimo 12 horas de luz natural que podeser melhor aproveitada. Tire todos os aparelhos da tomada se não tiver utilizando.

Publicidade

Troque suas lâmpadas para as de LED, elas economizam até 80% de energia em relação a convencional. Coloque a função “timer” ou “sleep” da televisão para funcionar, assim você evita ela ligada se dormir. Utilize geladeiras com mais eficiência e não coloque panos atrás dela para secar mais rápido, confira também a borracha de vedação. Procure passar as roupas uma vez só na semana.

Publicidade

A última dica e que geralmente é esquecida é sobre a fiação elétrica. Fios elétricos desencapados e expostos podem gerar acidentes graves, além de contribuir para o aumento da conta de energia. Recomenda-se manutenção e a troca desses fiosl, uma vez que a partir desta quarta-feira (1), a conta chegou com tarifas nunca vistas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .