in

4 sinais que você está consumindo muito sal e precisa parar com urgência para não ter pressão alta

O consumo exagero do sal pode trazer sérios danos ao organismo e provocar complicações que podem levar a graves situações.

Divulgação / Minuto Notícia

O sal é um ótimo tempero, ingrediente fundamental na cozinha. No entanto, apesar de ser essencial para ajudar a deixar os alimentos mais saborosos, ele esconde um perigo que talvez muitas pessoas desconheçam. O uso em excesso do sal pode trazer sérios danos ao organismo e provocar complicações sérias.

Publicidade

O consumo diário ideal de sal por pessoa é de 5 gramas. Contudo, no Brasil a população ingere aproximadamente 12 gramas, segundo informação da OMS – Organização Mundial de Saúde. Quando trata o consumo em excesso do sódio ou sal, logo a maioria das pessoas pensa em problemas de hipertensão arterial.

A doença que é silenciosa acaba fazendo com que o coração necessite de um esforço maior que o habitual, e isso pode comprometer o funcionamento de outros órgãos do corpo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país tem cerca de 30 milhões de pessoas que sofrem com pressão alta.

Publicidade

Além da hipertensão arterial, o consumo exagerado do sal pode causar problemas no funcionamento dos rins, como insuficiência ou cálculo, osteoporose, envelhecimento, alteração do paladar, enfermidades autoimunes e problemas de visão. Vale ressaltar que, a longo prazo, pode acabar ocorrendo mortes em virtude de AVC e parada cardíaca.

Publicidade

Seus alimentos precisam ser salgados

Publicidade

Tem pessoas que acabam desenvolvendo uma preferência pelo gosto do sal, sendo algo fundamental na refeição. Por esse motivo, tem gente que acaba acrescentando ainda mais sal nos alimentos que já estão prontos.

Inchaço

Você tem a impressão que ganhou peso repentinamente? Pois saiba que o sódio em excesso, de forma habitual, pode causar retenção de líquido no corpo. Isso acontece porque ele atua como um imã na água.

Dor de cabeça sem explicação

Se você costuma ter dor de cabeça sem nenhum gatilho óbvio, é importante observar se consumiu algum alimento com o teor de sal mais alto. O consumo exagerado do sal pode fazer com que haja expansão dos vasos de sangue no cérebro e isso pode causar dor de cabeça.

Urina frequente

A alta ingestão de sal pode causar vontade frequente de urinar. Portanto, fique atento aos sinais e procure um médico caso perceba que algo não vai bem no organismo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade