in

Quem são as pessoas imunossuprimidas e por que elas terão prioridade para 3ª dose da vacina

Imunodeficiências primárias x imunodeficiências secundárias; conheça.

Montagem: Anna Müller

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, anunciou nesta quarta-feira (25) que iniciará a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 a partir do dia 15 de setembro.

Publicidade

Segundo o ministro, o plano se iniciará com aplicação preferencial em idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas.

Haverá um esquema vacinal totalmente diferente. Preferencialmente, a vacina que será administrada é a da Pfizer. Mas, segundo Rosana Leite, secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, a terceira dose também poderá ser feita com outra vacina de vetor viral, como da AstraZeneca e Janssen.

Publicidade

Quem são as pessoas imunossuprimidas?

Publicidade

O termo imunossuprimidos pegou muita gente de surpresa, por desconhecer o significado. Mas para explicar o termo, é preciso entender como funciona o nosso sistema imunológico.

Publicidade

O sistema imunológico é como se fosse um exército responsável para nos proteger de vírus como o da Covid-19. Também protege contra bactérias e agentes estranhos que tentam invadir nosso organismo. Em algumas pessoas, esse exército não funciona como deveria, por isso são chamadas imunossuprimidas.

Imunodeficiências primárias x imunodeficiências secundárias

Algumas pessoas nascem com falha no sistema e são chamadas imunodeficiências primárias.

Também há casos de pessoas com imunodeficiências secundárias, como aquelas com HIV, que passaram por transplante ou em tratamento de câncer. O grau de imunossupressão divide-se em leve, moderado e grave.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.