in

Não esprema estes ‘cravos’ brancos; riscos são alertados por especialistas

Embora pareçam cravos ou espinhas, estes pontinhos brancos possuem outro nome científico.

Reprodução/beauty-forum

Se você notou que sua pele está apresentando pontinhos brancos e duros, mais precisamente no rosto, na região dos olhos ou nariz, você precisa saber que este pode se tratar de um caso diferente de cravos ou espinhas.

Publicidade

Esta condição na epiderme é chamada de milium, um cisto da pele que tem como conteúdo queratina, ao invés de sebo, o que normalmente preenche os cravos. A queratina nada mais é que a substância responsável por formar a camada superficial da pele. 

Sendo assim, o milium precisa receber atenção de quem o porta e principalmente não ser espremido. Os especialistas alertam para os motivos disso: não é indicado tentar retirar estes cistos em casa como se fosse uma espinha ou cravo, pois existem riscos de cortes, feridas e de infecção. Além disso, os pequenos cistos podem piorar, causando lesões ainda mais aparentes na pele.

Publicidade

Tipos de Milium

Existem vários tipos desta condição. A neonatal é a forma do milium apresentada por bebês. Eles normalmente somem após alguns dias. O milium primário acontece em adultos e normalmente se dão em torno das pálpebras, nas bochechas, nariz ou dentro da boca. 

Publicidade

O milium juvenil é uma condição ligada à doenças como síndromes de Rombo, de nevo basoceluluar, de Bazex-Dupree-Christol, dentre outras doenças causadas por genética.

Publicidade

O milium em placa é uma formação de uma placa de inflamação na pele. Normalmente surgem atrás da orelha ou na bochecha. Por fim, o milium traumático é quando surgem na pele que está cicatrizando ou em bolhas de queimaduras.

A forma mais indicada de tratar este problema é procurando um médico especialista. Clínicas estéticas utilizam vapor de ozônio, drenagem, peeling, dentre outras técnicas para remover esta condição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.