Se você notou que sua pele está apresentando pontinhos brancos e duros, mais precisamente no rosto, na região dos olhos ou nariz, você precisa saber que este pode se tratar de um caso diferente de cravos ou espinhas.
Esta condição na epiderme é chamada de milium, um cisto da pele que tem como conteúdo queratina, ao invés de sebo, o que normalmente preenche os cravos. A queratina nada mais é que a substância responsável por formar a camada superficial da pele.
Sendo assim, o milium precisa receber atenção de quem o porta e principalmente não ser espremido. Os especialistas alertam para os motivos disso: não é indicado tentar retirar estes cistos em casa como se fosse uma espinha ou cravo, pois existem riscos de cortes, feridas e de infecção. Além disso, os pequenos cistos podem piorar, causando lesões ainda mais aparentes na pele.
Tipos de Milium
Existem vários tipos desta condição. A neonatal é a forma do milium apresentada por bebês. Eles normalmente somem após alguns dias. O milium primário acontece em adultos e normalmente se dão em torno das pálpebras, nas bochechas, nariz ou dentro da boca.
O milium juvenil é uma condição ligada à doenças como síndromes de Rombo, de nevo basoceluluar, de Bazex-Dupree-Christol, dentre outras doenças causadas por genética.
O milium em placa é uma formação de uma placa de inflamação na pele. Normalmente surgem atrás da orelha ou na bochecha. Por fim, o milium traumático é quando surgem na pele que está cicatrizando ou em bolhas de queimaduras.
A forma mais indicada de tratar este problema é procurando um médico especialista. Clínicas estéticas utilizam vapor de ozônio, drenagem, peeling, dentre outras técnicas para remover esta condição.