in

Cravos: os alertas de profissionais e dicas para remoção caseira

Médica alerta para possíveis efeitos inesperados causados por remoção de cravos.

Reprodução/webtretho

Os cravos são lesões incômodas na pele que podem gerar muito desconforto, tanto pela sensibilidade na pele, quanto pela aparência, já que uma marca tão aparente no rosto pode acabar causando certo desconforto.

Publicidade

Estas lesões sebáceas são bem comuns e aparecem no nariz, queixo e testa. Muita gente tem o costume de fazer a remoção deles em casa mesmo. Mas até que ponto isso é seguro? Quais são os possíveis riscos?

De acordo com a Dra. Carolina Reato, em entrevista para o Dermaclub, extrair cravos em casa requer muito cuidado, pois quando a remoção não acontece adequadamente, isso faz com que haja uma evolução da acne. O acúmulo de sebo na pele gera formação de bactérias, o que causa uma inflamação.

Publicidade

O indicado, segundo a especialista, é que os pacientes não toquem no local. O mais ideal é realizar uma limpeza de pele profunda. O tratamento realizado pelos profissionais envolve a dilatação dos poros com calor e aplicação de produtos que facilitam a abertura dos poros para amolecimento da secreção.

Publicidade

Removendo cravos em casa

Embora existam profissionais, há também dicas para que as pessoas possam cuidar da pele em casa, realizando esfoliação com produtos que possuem grânulos finos. A médica afirma que uma esfoliação feita entre duas e três vezes por semana já ajuda a remover os cravos superficiais.

Publicidade

Produtos com ácidos salicílico, glicólico ou retinol deixam a pele mais fina e evita a formação de novas lesões, removendo os cravos. Outra dica é a vaporização da pele, que é quando a pessoa usa um esfoliante pós banho quente ou com o auxílio de água quente numa bacia, onde se aproxima o rosto da água por alguns minutos e em seguida faz-se a esfoliação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.