in

Você tem varizes? Médica faz alerta para risco de doenças graves

Embora sejam consideradas comuns, as varizes apresentam riscos mais sérios que a estética.

Reprodução/Santo Remédio

As varizes são um problema de saúde muito comum e, embora muita gente pense que esta condição seja apenas estética, devido às marcas na pele, as veias salientes e visivelmente tortuosas podem causar um certo incômodo, elas são muito mais sérias que isso.

Publicidade

O dilatamento das veias das pernas podem mostrar que o organismo está passando por uma situação atípica, onde doenças mais graves estão mais suscetíveis a surgir.

A médica angiologista Luisa Assis contou, ao portal Estado de Minas, que as varizes se tornam veias ineficientes por não conseguirem conduzir o sangue de maneira satisfatória. Com isso, o fluxo sanguíneo da pessoa com varizes se torna mais lento.

Publicidade

Assim, o corpo do paciente passa por inchaços e sensação de dor e peso nas pernas. A longo prazo, pode ocorrer um escurecimento da pele, aumentando o risco de surgimento de úlceras e trombose. 

Publicidade

A médica ainda alerta que as varizes podem passar por sangramento, gerando uma vasta perda de sangue. Buscar um médico para verificar a condição e fazer uma análise minuciosa é necessário para que o diagnóstico correto seja dado.

Publicidade

A profissional ainda afirmou em entrevista que o doppler colorido vascular é o modo de testagem mais comum. Com ele, é possível identificar os vasos e o acometimento das varizes, para identificar se existe a presença de trombose ou outros possíveis problemas.

A angiologista ainda ressalta que as varizes surgem por vários fatores, entre eles a hereditariedade, uso de hormônios, tabagismo, sedentarismo, dentre outros.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.