A azia é um problema que afeta muita gente. A queimação é uma característica constante em pessoas que estão passando por alguma situação incomum no seu aparelho gastrointestinal.
E quando este sintoma aparece com muita frequência, é chegada a hora de buscar ajuda médica, isso porque uma azia insistente pode ser o sinal de alguma doença séria. Existem casos, inclusive, onde a azia pode gerar tosse com sangue e fortes dores no peito. Sendo assim faz-se necessário buscar um médico gastroenterologista.
Veja abaixo neste artigo, detalhes sobre este sintoma que além de muito incômodo, também pode ser perigoso.
Gastrite
Este é um problema de saúde muito comum para quem sofre de azia. Esta doença é uma inflamação ou uma irritação no estômago e pode ter várias causas: estresse, alergia, alteração no sistema imunológico e até infecções podem gerar este efeito.
Em alguns casos, a gastrite pode gerar náuseas, vômitos, indigestão, sensação de inchaço e desconforto. É indicado pelos especialistas, que os pacientes com gastrite, deixem de consumir alimentos ricos em acidez e em gorduras.
Esofagite
Este problema de saúde que também tem a azia como um sintoma acontece quando existe uma reação alérgica do corpo ao alimento. Além dos outros sintomas da gastrite, esta condição inclui dificuldades para engolir, sensação de alimento preso na garganta, e outros.
Os médicos costumam indicar medicamentos corticoides para a luta contra este problema. Cortar alimentos como derivados do leite, frutos-do-mar e outros, podem ajudar a a evitar os sintomas.
Hérnia de hiato
Esta condição facilita o refluxo e causa azia constante. Pessoas com excesso de peso ou que fumam normalmente convivem com este problema. É indicado comer devagar e mais vezes ao dia, evitar comidas pesadas antes de dormir e deitar com a cabeça mais alta que o nível do corpo.
Além disso, evitar o cigarro, álcool e buscar a perda de peso também ajudam.