in

Presidente Bolsonaro conversa com apoiadores e diz: ‘A gasolina tá barata, o gás de cozinha tá barato’

O presidente brasileiro conversou com apoiadores e falou sobre os preços da gasolina e gás de cozinha.

CNN

O atual presidente do Brasil, Jair Messias, Bolsonaro, costuma ter seu nome envolvido em algumas polêmicas. Durante a pandemia do coronavírus, várias falas do governante acabaram ganhando repercussão negativa na mídia gerando grande revolta de parte da população. Nesta última terça-feira, 24 de agosto, em uma conversa com apoiadores Bolsonaro falou sobre a alta de preços.

Publicidade

Na porta do Palácio da Alvorada, o presidente disse ser necessário que o povo entenda que o preço do gás de cozinha e da gasolina são compostos. Ele comentou sobre os produtos que tem sofrido uma série de reajustes e os itens tem pesado bastante no bolso do brasileiro. “ A gasolina tá barata, o gás de cozinha tá barato. O pessoal tem que entender a composição do preço. Acabam me culpando por tudo o que acontece no Brasil”, disse o governante.

Nos últimos meses do ano de 2021, a gasolina sofreu um aumento de 51% e, para a grande tristeza dos consumidores, esse número deve aumentar. Entre os motivos que tem impactado o aumento do preço está a sua matéria-prima, o petróleo, que tem subido sem ter qualquer perspectiva de uma elevação significativa em sua produção para que possa justificar uma queda no preço. Outro fator que pesa é o cambio, pois a cotação do dólar insiste em ficar na média dos R$ 5,30.

Publicidade

Segundo um levantamento que foi realizado pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, alguns postos de gasolina já vendem o produto na bomba acima de R$ 7. A diferença da gasolina entre os estados se deve ao ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Produtos, que sofre variação entre as unidades de federação.

Publicidade

Bolsonaro também falou sobre a questão da geada e da crise hídrica, explicando que o primeiro ano de sua gestão foi bem difícil, e os seguintes conseguiram ser ainda mais complicados em virtude da pandemia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade