in

Justiça tarda, mas não falha, e castiga advogada envolvida em polêmico envio de emoji de banana a mulher negra

O caso tramita no TJDFT com acolhimento da denúncia pelo crime de injúria racial.

Metrópoles/Divulgação

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu a denúncia em face da advogada Isabela Bueno de Sousa, acusada de injúria racial. Uma colega negra representou criminalmente contra a ré, tendo em vista o envio de emojis de banana em grupo de conversa no WhatsApp.

Publicidade

Diante da alegada injúria racial, a advogada Thayrane da Silva Apóstolo Evangelista representou contra a colega, levando o caso ao Ministério Público. Durante uma troca de mensagens no grupo denominado “Liga da Justiça”, Isabela Bueno enviou emojis de banana após o envio de figurinhas por parte da vítima. “Não entendi”, respondeu a advogada negra. “Reserva de pensamento. Pensei alto, sorry”, escreveu a agora ré.

Na sequência, Thayrane invocou as previsões legais a respeito do crime de injúria racial, ao passo que Isabela, em sua defesa, trouxe explicações afastando a hipótese: “banana é a fruta que mais gosto, mas ela representa pessoas sem personalidade. Acho fácil de entender”, escreveu.

Publicidade

A vítima não se convenceu com a argumentação da colega de profissão, ressaltando que, como de costume em crimes desta natureza, o racista sempre busca meios para distorcer suas palavras ao seu favor. Na sequência, prometeu levar o caso ao Poder Judiciário.

Publicidade

Até o momento, Isabela Bueno já sofreu uma derrota no imbróglio. Isso porque o pedido para que os autos transcorressem em sigilo foi indeferido, da mesma forma com relação ao pleito para que as matérias abordando o caso fossem retiradas de circulação. A acusada poderá apresentar a sua defesa, dando as suas versões do fato.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com