in

Comandante da PM de São Paulo ataca o STF, mostra apoio à manifestação bolsonarista e Doria anuncia punição

João Doria, governador do estado de São Paulo, anunciou nesta segunda-feira (23) uma punição para o oficial.

Governo de São Paulo/Diário de Tatuí/Montagem: Higor Mendes

Após usar as redes sociais para manifestar apoio a uma manifestação bolsonarista, o comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Aleksander Lacerda, acabou sendo afastado de suas funções de comando dentro da corporação, sob acusação de indisciplina.

Publicidade

O militar encabeçava o Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7, em Sorocaba, São Paulo. A decisão pelo afastamento foi informada pelo governador do estado, João Doria, à rádio CBN, nesta segunda-feira (23).

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, o militar teria utilizado seu perfil pessoal em uma mídia social para atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), além de incitar militantes e convoca-los a tomarem a mesma atitude.

Publicidade

Em nota, a Corregedoria afirmou ter o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos expressos na mesma e acrescentou que está analisando as manifestações do oficial, que acabou sendo convocado para prestar esclarecimentos no Comando Geral.

Publicidade

O afastamento do coronel se deu há apenas alguns dias após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizar a execução de mandados de busca e apreensão contra Otoni de Paula, deputado federal, e o cantor Sergio Reis.

Publicidade

A ação de Moraes tem como finalidade investigar possível incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia brasileira. Anteriormente, um áudio gravado por Sergio Reis e vazado nas redes sociais mostram o cantor defendendo uma greve de caminhoneiros como forma de pressionar o Senado, além de ataques direcionados ao STF.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.