Auxílio-inclusão: como solicitar o pagamento de R$ 550 e todos os detalhes sobre o benefício

O benefício é uma importante ajuda para quem está em situação de vulnerabilidade social, mas é preciso ficar atento aos requisitos para obtê-lo.

PUBLICIDADE

O governo vem estudando um projeto para substituir o Benefício de Prestação Continuada e o objetivo principal é conseguir reintegrar os solicitantes no mercado de trabalho, missão essa que não é nada fácil nos dias de hoje.

PUBLICIDADE

Atualmente, quem participa do programa acaba perdendo o auxílio quando consegue um emprego de carteira assinada, mas no novo projeto o cidadão passa a ser incentivado a entrar no mercado formal.

Para ter direito a este benefício, não precisa ter contribuído com a Previdência, mas é preciso ter mais de 65 anos, ou alguma deficiência que incapacite a pessoa para o trabalho. Quem se encontra em situação de vulnerabilidade social também pode solicitar esta ajuda.

Atualmente o valor do BPC é de 1 salário mínimo, mas o projeto que procura mudar esse benefício quer reduzir para R$ 550 a ajuda aos beneficiários. Outra mudança importante que pode ocorrer, é que o auxílio-inclusão em hipótese alguma poderá ser cumulativo, ou seja, ser pago juntamente com outros benefícios previdenciários.

Outro item importante a ser observado é que para ter direito ao auxílio, é preciso estar inscrito no CadÚnico, tendo recebido remuneração máxima de até dois salários mínimos neste ano.

PUBLICIDADE

Quem já contou com a ajuda do BPC cinco anos antes de iniciar em algum emprego, ou por algum motivo teve o benefício cancelado, também tem direito ao auxílio e poderá fazer a solicitação.

A partir do dia 1º de outubro já será possível solicitar esse benefício junto ao INSS, basta entrar em contato pelo telefone 135 ou através do aplicativo Meu INSS.